Agroceres Multimix
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Comentário

Dimensionamento de sistemas de água de bebida em granjas

Mesmo com tanta tecnologia, um sistema de suma importância para a produção continua, como há 50 anos atrás, o tratamento, armazenamento e distribuição da água de bebida. 

Thomas Hayashi

Engenheiro Mecânico, Consultor Técnico na MS Schippers Brasil e Diretor de Negócios da Dosamax  (empresa especializada em sistemas de dosagem para o ramo agropecuário).

01-Set-2021 08:40

A suinocultura tem evoluído exponencialmente nas últimas décadas. Com o avanço da genética, nutrição, ambiência, equipamentos e agora a suinocultura 4.0, a eficiência da produção de proteína tem superado recordes históricos. Mesmo com tanta tecnologia, um sistema de suma importância para a produção continua, como há 50 anos atrás, o tratamento, armazenamento e distribuição da água de bebida. 

Caixas d’água, alguns tubos, mangueiras, chupetas e um pouco de elevação na caixa, e está pronta a rede de distribuição do principal nutriente para garantir que todo o resto tenha sentido. A ausência de sincronismo entre a capacidade das fontes de alimentação e os reservatórios pode gerar falta de água durante os picos de consumo, além de sobrecarregar as reservas hídricas do subsolo. A falta de dimensionamento dos reservatórios de água para as instalações, que só tendem a crescer de tamanho, pode virar um pesadelo em qualquer queda de energia ou falhas de abastecimento.

Tubulações de água subdimensionadas podem restringir a passagem de água e diminuir drasticamente a vazão das chupetas e bebedouros. Em alguns casos, os animais que estão no fim da rede dos bebedouros chegam a ficar sem água nos dias de muito calor, e para isso é fundamental que seja feito um dimensionamento correto das redes de água para que atenda toda a propriedade.

Reservatórios em altura adequada permitem uma boa disponibilidade de pressão, e devem prever o uso de até a última gota d’água ali presente. Nem sempre isto é considerado, e nos deparamos com situações em que não é possível distribuir toda a capacidade do reservatório por falta de pressão. É muito comum vermos granjas construídas praticamente no mesmo nível em que a caixa de água se encontra, o que prejudica o abastecimento correto. 

A trajetória dos tubos, tanto em subsolo como nas paredes e teto dos galpões, deve ser o mais suave possível, com poucas curvas bruscas e pontos de acúmulo de ar ou sujeira. Imagine que a água é como um carro na estrada, quanto menos curvas, maior a velocidade média de deslocamento. Também é importante que haja pontos de drenagem para a execução do flush de limpeza dos tubos e remoção do ar. 

Um outro item de extrema importância quando falamos de água de bebida são os filtros. Filtros de água são grandes aliados para evitar o acúmulo de sujeira na rede e melhorar a qualidade da água. A escolha de um filtro adequado pode evitar maiores transtornos como o entupimento frequente dos bebedouros, ou a redução de performance.

Para concluir, ressalto que cada granja possuí características e particularidades próprias, e isso impede que um modelo padrão seja implementado. É necessário, portanto, que um profissional capacitado analise, projete e execute os projetos de hidráulica de forma adequada. O investimento desse tipo de projeto é extremamente baixo, se comparado aos prejuízos produtivos que podem perdurar por todo a vida útil da granja ou fazenda em questão. 

Assuntos do Momento

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade