Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Dimensionamento de sistemas de água de bebida em granjas

Mesmo com tanta tecnologia, um sistema de suma importância para a produção continua, como há 50 anos atrás, o tratamento, armazenamento e distribuição da água de bebida. 

Dimensionamento de sistemas de água de bebida em granjas

A suinocultura tem evoluído exponencialmente nas últimas décadas. Com o avanço da genética, nutrição, ambiência, equipamentos e agora a suinocultura 4.0, a eficiência da produção de proteína tem superado recordes históricos. Mesmo com tanta tecnologia, um sistema de suma importância para a produção continua, como há 50 anos atrás, o tratamento, armazenamento e distribuição da água de bebida. 

Caixas d’água, alguns tubos, mangueiras, chupetas e um pouco de elevação na caixa, e está pronta a rede de distribuição do principal nutriente para garantir que todo o resto tenha sentido. A ausência de sincronismo entre a capacidade das fontes de alimentação e os reservatórios pode gerar falta de água durante os picos de consumo, além de sobrecarregar as reservas hídricas do subsolo. A falta de dimensionamento dos reservatórios de água para as instalações, que só tendem a crescer de tamanho, pode virar um pesadelo em qualquer queda de energia ou falhas de abastecimento.

Tubulações de água subdimensionadas podem restringir a passagem de água e diminuir drasticamente a vazão das chupetas e bebedouros. Em alguns casos, os animais que estão no fim da rede dos bebedouros chegam a ficar sem água nos dias de muito calor, e para isso é fundamental que seja feito um dimensionamento correto das redes de água para que atenda toda a propriedade.

Reservatórios em altura adequada permitem uma boa disponibilidade de pressão, e devem prever o uso de até a última gota d’água ali presente. Nem sempre isto é considerado, e nos deparamos com situações em que não é possível distribuir toda a capacidade do reservatório por falta de pressão. É muito comum vermos granjas construídas praticamente no mesmo nível em que a caixa de água se encontra, o que prejudica o abastecimento correto. 

A trajetória dos tubos, tanto em subsolo como nas paredes e teto dos galpões, deve ser o mais suave possível, com poucas curvas bruscas e pontos de acúmulo de ar ou sujeira. Imagine que a água é como um carro na estrada, quanto menos curvas, maior a velocidade média de deslocamento. Também é importante que haja pontos de drenagem para a execução do flush de limpeza dos tubos e remoção do ar. 

Um outro item de extrema importância quando falamos de água de bebida são os filtros. Filtros de água são grandes aliados para evitar o acúmulo de sujeira na rede e melhorar a qualidade da água. A escolha de um filtro adequado pode evitar maiores transtornos como o entupimento frequente dos bebedouros, ou a redução de performance.

Para concluir, ressalto que cada granja possuí características e particularidades próprias, e isso impede que um modelo padrão seja implementado. É necessário, portanto, que um profissional capacitado analise, projete e execute os projetos de hidráulica de forma adequada. O investimento desse tipo de projeto é extremamente baixo, se comparado aos prejuízos produtivos que podem perdurar por todo a vida útil da granja ou fazenda em questão.