Guia Gessulli
29-Jan-2019 08:19
Medida Preventiva

Dinamarca constrói barreira para prevenir propagação da peste suína africana

O muro será eletrificado e medirá  1,5 metros e passará sobretudo por áreas campestres

A Dinamarca iniciou nesta segunda-feira (28/01)  a construção de uma barreira de 70 quilómetros na fronteira com a Alemanha de forma a conter a peste africana suína (PSA).  Os dinamarqueses temem que a doença atinja  a produção de suínos no país, sendo esta uma medida de prevenção. O projeto foi planejado nos últimos meses, em parceria com advogados e a agência ambiental governamental.

O muro será eletrificado e medirá cerca de 1,5 metros e passará sobretudo por áreas campestres. A construção começou na fronteira com o estado alemão Schleswig-Holstein. A peste suína africana é altamente mortal para os porcos e é transmitida pelos javalis.

No último outono, um surto de PSA foi descoberto na Bélgica, bem perto da fronteira com Luxemburgo. O incidente levou as autoridades a tomarem medidas preventivas, entre elas a criação de uma zona de vigilância junto à fronteira com a Bélgica e a França.

Segundo o The Guardian, os alemães não estarão otimistas quanto ao projeto da barreira entre os dois países, já que segundo alguns estudos o maior risco de contágio é  através de equipamento contaminados ou restos de comida.

Redação SI
Deixe seu Recado