Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Disbiose: O caos no intestino do leitão

Esse desequilíbrio é causado pela diminuição do número de bactérias “boas” (naturais do intestino) e aumento da população de bactérias patogênicas (capazes de causar doença)

Disbiose: O caos no intestino do leitão

Autoria: Equipe técnica MS Schippers Brasil. Acesse o #msblog para ler mais artigos como este.

Você sabe o que é disbiose? Disbiose intestinal é um desequilíbrio da flora bacteriana natural do intestino, e que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes e ganho de peso dos animais. Esse desequilíbrio é causado pela diminuição do número de bactérias “boas” (naturais do intestino) e aumento da população de bactérias patogênicas (capazes de causar doença).

E o que pode causar essa disbiose nos suínos? Entre as causas possíveis, especialmente nos leitões de maternidade e creche, estão a falta de ingestão suficiente de colostro, o uso abusivo de antibióticos, a ocorrência de doenças infecciosas e desafios sanitários em geral, o estresse no pré e pós desmame, e qualquer outro fator que desregule a resposta imunológica a nível de barreira intestinal.

Eubiose x Disbiose
O estado normal de equilíbrio da flora intestinal é chamado de Eubiose, sendo este o cenário saudável onde a proporção de bactérias no intestino está equilibrada. E por que isso é importante? Em breves linhas, a flora intestinal normal possui várias funções no organismo, como a de modulação imune, produção de vitaminas, conversão de enzimas, e por consequência de uma boa absorção dos nutrientes oferecidos. Veja no esquema abaixo a representação de vilosidades intestinais ampliadas, e a diferença entre um intestino saudável e um intestino em disbiose. Em azul estão representadas as bactérias benéficas, em amarelo as bactérias neutras ou oportunistas, e em vermelho as bactérias patogênicas.

Eubiose x Disbiose

E o que fazer para evitar a disbiose nos leitões?
Em primeiro lugar: limpeza e desinfecção correta das baias de maternidade e creche! Isso é fundamental para baixar a pressão de infecção e evitar o uso desregrado de antimicrobianos nessa fase inicial. Em segundo lugar: ambiência e manejo corretos dos leitões neonatos (desde o parto até os manejos de terceiro dia). Feito isso, é importante utilizar estratégias nutricionais inteligentes para adaptar o trato gastrointestinal desses animais à introdução da dieta sólida, junto ao oferecimento de uma boa água de bebida!

Fale com a nossa equipe comercial e se informe, é preciso um conjunto de medidas complementares para que se tenha sucesso na criação de suínos de forma sustentável e produtiva. Estamos juntos nessa empreitada!

Acesse o blog da MS Schippers para ler mais posts sobre biosseguridade, qualidade da água de bebida, limpeza e desinfecção, e manejo de suínos. Trabalhar com higiene é a melhor forma de trazer mais resultados e lucros.