Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Enquetes

Ditadura de preços?

Internautas acreditam que a fusão Sadia-Perdigão pode prejudicar o mercado interno e refletir na concorrência.

No mês de maio foi divulgada, com euforia, a fusão de duas das maiores empresas do setor de alimentos do Brasil. Nasceu a Brasil Foods (BRF), gigante formada a partir da fusão entre Sadia e Perdigão. A nova empresa surgiu com números grandiosos: faturamento líquido anual de R$ 22 bilhões, 119 mil funcionários, 42 fábricas e mais de R$ 10 bilhões em exportações por ano. Mas de que forma esta união poderia afetar o consumidor?

Uma enquete realizada pelos sites Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial perguntou se a BRF vai provocar problemas de concorrência e prejudicar o consumidor brasileiro. Para a maioria dos internautas (53,5%), a fusão deve afetar o mercado, criando uma ditadura de preços. Pensando diferente, 38,4% dos participantes acreditam que a fusão vai trazer benefícios para o Brasil. Apenas 8,2% acreditam que o governo saberá lidar com o problema de concorrência gerado pela Brasil Foods, suavizando a união das empresas.

Cade- O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está analisando a fusão da Sadia e Perdigão. Ainda não há previsão para emissão de um relatório pela entidade.

Nos próximos dias, uma nova enquete será inclusa nos sites. Participe!