Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Regularização

Dívida de Grupo Gebert, pendente em recuperação judicial, é abatida em 50%

Débitos da empresa mato-grossense, que produz grãos, bovinos e suínos, somam R$ 100 milhões

Dívida de Grupo Gebert, pendente em recuperação judicial, é abatida em 50%

O Grupo Gebert, que atua na produção de grãos, bovinocultura e suinocultura em Poxoréu (MT), usou um novo instrumento legal para abater metade do passivo de R$ 100 milhões que tenta saldar por meio de recuperação judicial. A Assembleia Geral de Credores (AGC) da companhia aprovou a utilização de um Termo de Adesão Coletivo Majoritário (Tacom), que permite substituir a tradicional assembleia de credores, feita de maneira presencial. Na assembleia virtual, a empresa também conseguiu 15 anos de prazo para quitar o passivo, além de dois anos de carência para início do pagamento.

O Tacom está previsto na Lei 14.122, sancionada em dezembro de 2020 e que está em vigor desde janeiro de 2021. A nova Lei de Falências e Recuperação Judicial, que estabeleceu a possibilidade de pedido de recuperação judicial do produtor rural, incluiu essa inovação, que agiliza todo o processo.

“É muito mais rápido, economiza tempo, diminui custos e dá mais celeridade ao andamento do processo. Mesmo nesse caso, em que se retomou uma AGC suspensa, conseguimos colocar em prática os benefícios da Tacom, que permitiu que a empresa fizesse um documento de forma mais rápida com os credores que querem efetivamente negociar”, explicou, em nota, Euclides Ribeiro advogado responsável pela recuperação judicial do Grupo Gebert.

Na votação do plano de recuperação, o Grupo Gebert conseguiu aprovação total nas classes trabalhista e de microempresa e empresa de pequeno porte, além de ter recebido aval de 87,50% na classe garantia real e de 85,42% na classe quirografários. A recuperação do Grupo Gebert foi aprovada em fevereiro do ano passado. A empresa aguarda a homologação judicial do plano de pagamento.