Fonte CEPEA

Ver cotações

Balanço

DSM divulga crescimento de 6%

O balanço anual da empresa considerou os resultados do quarto trimestre.

DSM divulga crescimento de 6%

A DSM, empresa global de origem holandesa,  com atividades nas áreas de saúde, nutrição e materiais, anuncia ao mercado o relatório com os resultados de 2018, quando as vendas globais atingiram € 9,267 bilhões com um forte crescimento orgânico de 6% comparado ao ano passado. A empresa também reportou um robusto crescimento do lucro antes de juros, impostos e depreciação/amortização (Ebitda ajustado), que cresceu 6% e alcançou € 1,822 bilhão, incluindo um efeito temporário de € 290 milhões devido a interrupções excepcionais de oferta no setor de nutrição nos primeiros nove meses de 2018. Por outra parte, o retorno sobre o capital empregado (ROCE) foi de 13,3% no ano, o que representa um incremento de 100bps a respeito do ano passado.

Para atender os mercados onde atua, a DSM tem duas divisões de negócios principais: Nutrição e Materiais. Considerando o período de 2018, a divisão de Nutrição registrou vendas globais de € 6,137 bilhões (crescimento orgânico de 7%), com Ebitda ajustado de € 1,407 bilhão, e a de Materiais teve vendas de € 2,913 bilhões (crescimento orgânico de 5%), com Ebitda ajustado de € 512 milhões.

“Esse foi um ano positivo, no qual concluímos a nossa Estratégia 2016-2018 e que superamos as nossas ambiciosas metas financeiras e de sustentabilidade”, comenta Feike Sijbesma, CEO global da DSM e presidente do Conselho de Administração.

O balanço anual da DSM considerou os resultados do quarto trimestre (4T18). Neste último período do ano passado, as vendas globais atingiram € 2,208 bilhões (crescimento orgânico de 1%), com Ebitda ajustado de € 370 milhões. A divisão de Nutrição registrou vendas de € 1,444 bilhão e Ebitda ajustado de € 270 milhões e a divisão de Materiais teve vendas de € 698 milhões e Ebitda ajustado de € 119 milhões.

América Latina

Os resultados anuais registrados pela DSM na América Latina foram ainda mais significativos. Na região, onde a empresa está presente em 13 países e conta com 2,21 mil colaboradores (no mundo, são 20,97 mil funcionários), a DSM teve vendas regionais de € 1,08 bilhão, um valor que representa 12% das vendas globais da empresa.