Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inscrições abertas

Tudo o que você precisa saber para preparar seu aviário para o calor

Webinar gratuito reúne pesquisadores e empresa para trazer dicas e soluções no enfrentamento do calor

Tudo o que você precisa saber para preparar seu aviário para o calor

As fortes ondas de calor que atingiram o Brasil nos últimos meses trouxeram impactos na produção de proteína animal. Em Bastos, no interior de São Paulo, onde está a segunda maior produção de ovos do país, milhares de aves morreram em decorrência das temperaturas elevadas. O webinar “Desafios e inovações em ambiência na produção de aves” deve abordar as soluções possíveis em prevenção e ações paliativas para enfrentar o clima dentro e fora da porteira. O encontro acontece nesta terça-feira, 10 de novembro, às 17h, com transmissão pelo Zoom.

O evento é gratuito e promovido pela Gessulli Agribusiness, com patrocínio da empresa Phytobiotec. Para se inscrever, basta acessar o link https://www.avesui.com/online/webinars. O webinar terá coordenação do professor Iran Oliveira, da Esalq/USP, que coordena ainda o Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea) na universidade.

“O webinar tem como objetivo abordar os principais desafios nesse período de ondas de calor, enfocando tanto as inovações e ainda uma abordagem no pós-porteira. Sabemos que existem problemas sérios dentro da granja e também durante as operações pré-abate”, ressalta o coordenador.

Segundo ele, o evento ainda discutirá os grandes desafios da nutrição nesse período de calor e o que as empresas estão trazendo de eficiência em relação ao controle de ambiente nessa época mais quente do ano. “Queremos levar aos produtores e os técnicos de campo algumas dicas sobre o controle de ambiente e algumas preocupações tanto preventivas quanto paliativas”, comenta.

Dentre os participantes confirmados, está o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Abreu, que falará sobre os desafios em ambiência nas produções brasileiras de frango de corte. Outro palestrante é o professor doutor José Antonio Delfino Barbosa Filho, da Universidade do Ceará (UFC), que tratará da ambiência no pós-porteira. Além deles, participa Álvaro Burin Júnior, da Zinpro.

Inovações da indústria

A Phytobiotec, que patrocina o webinar, deve apresentar durante o evento as suas soluções para o controle de ambiente.  A empresa apresenta a palestra “Controle eficiente do ambiente de produção na avicultura: potencial dos Phytobioticos no estresse térmico”, com o gerente comercial Ernani Vieira. A principal novidade da Phytobiotec é o Agasan, um produto destinado a melhorar a ambiência de animais em estresse térmico.

O produto é um blend de óleos essenciais à base de eucalipto e mentol. Segundo a Phytobiotec, o Agasan tem como benefícios o controle do estresse térmico, a redução dos sintomas causados por desafios respiratórios (principalmente em casos nos quais a qualidade do ar é ruim), o estímulo ao sistema imune em números de anticorpos, o aumento da ação fagocitária, da ação broncodilatadora, da oxigenação sanguínea, reduzindo a falha cardíaca durante o estresse térmico.

“Um bom ambiente é imprescindível para que tenhamos o melhor aproveitamento genético das aves em relação ao seu desempenho zootécnico. É fundamental reduzir a pressão microbiológica dos patogênicos para reduzir gastos energéticos dos animais com defesas imunológicas e, principalmente, com processos inflamatórios, que podem gastar até 30% da energia consumida, a qual faltará para o crescimento ou a produção de ovos, por exemplo”, ressalta a empresa.

 

Serviço

Webinar Desafios e inovações em ambiência na produção de aves

Quando: 10 de novembro, 17h

Inscrições gratuitas: https://www.avesui.com/online/webinars

Webinar Desafios e inovações de ambiência na produção de aves