Guia Gessulli
Mercado

Em abril, Porto de Santos tem 3ª maior movimentação mensal de cargas da história

O Porto de Santos vem demonstrando que consegue crescer apesar da pandemia

Redação com informação de Money Times e Reuters
31-Mai-2021 06:49

A movimentação de cargas pelo Porto de Santos (SP) registrou em abril a terceira maior marca mensal da história, totalizando 13,7 milhões de toneladas, impulsionada por contêineres, açúcar e soja, disse a autoridade portuária local nesta sexta-feira.

A cifra representa alta de 1,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, cravando também um novo recorde para abril.

Considerando todos os meses, fica abaixo somente das marcas de março deste ano e agosto de 2020, disse a Santos Port Authority (SPA, na sigla em inglês) em comunicado.

Os embarques totalizaram 10,3 milhões de toneladas, alta de 6% na comparação anual, puxados pelas exportações de soja que somaram 5 milhões de toneladas, avanço de 9,2% e açúcar, com 1,3 milhão de toneladas, aumento de 16%.

Nos dois fluxos, a autoridade do maior porto da América Latina destacou a movimentação de cargas conteinerizadas, que totalizou 382,2 mil TEUs (unidades equivalente a um contêiner de 20 pés) no período, alta de 6,6% no ano a ano e novo recorde para um mês de abril.

No acumulado do ano, a movimentação de cargas pelo complexo atingiu 49 milhões de toneladas, ficando 8,3% acima do resultado do primeiro quadrimestre de 2020 e também cravando novo recorde para o período, acrescentou a SPA.

A maior parte do volume movimentado nos quatro primeiros meses do ano corresponde aos embarques realizados no porto, novamente com destaque para soja e açúcar.

“É gratificante observar esses resultados, quando se trabalha intensamente para fazer do Porto de Santos uma ferramenta estratégica e eficiente do comércio exterior brasileiro”, disse em nota o diretor de Operações do porto, Marcelo Ribeiro.

“O Porto de Santos vem demonstrando que consegue crescer apesar da pandemia, contribuindo para a retomada econômica do país”, acrescentou ele.