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Agroindústrias, supermercados e associações de classe se unem para aumentar o consumo de carne suína em SC.

Redação SI 08/08/2002 – O acordo entre as agroindústrias e os supermercados para ampliar o consumo de carne suína em Santa Catarina e baixar os estoques deverá surtir efeitos relativamente rápidos e reequilibrar o mercado em curto espaço de tempo. A avaliação é do vice-presidente da Aurora/Cooperativa Central Oeste Catarinense, José Zeferino Pedrozo após encontro, em Chapecó, das instituições ligadas ao agronegócio para discutir uma saída ao excedente de carne suína .

O encontro reuniu a Associação Catarinense de Supermercados e Sindicato das Indústrias da Carne ao lado da Ocesc, Fecoagro, Epagri, Cidasc, Conab, ACCS e Secretaria da Agricultura, cooperativas e agroindústrias. Depois da análise conjuntural das condicionantes do setor de carnes atualmente marcado pelo excesso de oferta e retração do mercado foi aprovada proposta para estabelecimento emergencial de parceria entre os supermercados e as indústrias para venda de carne de suíno in natura a preços finais extremamente acessíveis ao consumidor.

Os detalhes operacionais e a extensão da campanha serão definidos na próxima terça-feira,(13/08), em Florianópolis, durante encontro de representantes das agroindústrias e dos supermercados, na sede da Acats. Nessa reunião serão decididos os valores praticados, a extensão da campanha (possivelmente 30 dias na primeira fase), a forma de divulgação e as empresas que participarão. Pedrozo antecipou que a Coopercentral Aurora participará do programa. Os demais grupos agroindustriais catarinenses também deverão tomar parte o que garantirá elevada oferta de carne suína a preços muito acessíveis aos consumidores de todas as faixas sócio-econômicas. Os pequenos frigoríficos também serão convidados a participar. Nem a indústria nem os supermercados terão lucro com a campanha. Mesmo assim, ela será importante porque incentivará o consumo per capita de carne suína, criará novo hábito alimentar, tornar-se-á forte fator de atração de consumidores aos supermercados onde acabarão comprando, também, outros produtos.

Efeitos- Simultaneamente, baixará os estoques das indústrias e suprirá o déficit de carne bovina em Santa Catarina, representado por 40.000 toneladas neste ano. A campanha dos supermercados e indústrias já foi testada em Concórdia, onde a Copérdia e os supermercadistas fizeram vitorioso esforço de consumo, vendendo em poucas horas grandes estoques de carne suína a preços de R$ 1,86 os cortes de dianteiro e de R$ 2,26 os cortes de traseiro. O vice-presidente da Aurora informou que a campanha de Santa Catarina servirá de projeto-piloto que a Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (ABIPECS) irá propor em nível nacional.