Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

COVID-19

Em frigoríficos dos EUA, casos e mortes por covid-19 foram três vezes maiores que o estimado e somam 59 mil, segundo investigação

Subcomitê da Câmara dos Representantes aponta que infecções e óbitos podem ser ainda mais numerosos, uma vez que os dados fornecidos, em algumas situações, excluem casos confirmados por testes externos

Em frigoríficos dos EUA, casos e mortes por covid-19 foram três vezes maiores que o estimado e somam 59 mil, segundo investigação

Uma investigação feita pelo Subcomitê de Crise para o Coronavírus, da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, apontou que o número de infecções e mortes por covid-19 com origem em frigoríficos do país foi cerca de três vezes maior do que se imaginava. A apuração dos deputados obteve documentos junto aos cinco maiores do país – JBS USA, Tyson Foods, Smithfield Foods, Cargill e National Beef (controlada da Marfrig).

No primeiro ano da pandemia, pelo menos 59 mil funcionários contraíram covid-19, o que levou a 269 mortes. Esse número é mais que o triplo das 22,7 mil contaminações e 88 mortes estimadas anteriormente por essas empresas, que são responsáveis por 80% do mercado de carne bovina e 60% do de suína.

“A pandemia de coronavírus exacerbou as já perigosas condições de trabalho em alguns frigoríficos do país, forçando os trabalhadores a arriscar sua saúde e segurança pessoais – e de suas famílias e comunidades –, enquanto trabalhavam em condições superlotadas para tentar manter a América alimentada”, disse o subcomitê, em nota.

A investigação afirma ainda que as infecções por covid-19 e mortes nas plantas industriais podem ser ainda maiores do que os números atuais sugerem, uma vez que os dados fornecidos ao subcomitê, em algumas situações, excluem casos de coronavírus confirmados por testes externos, por exemplo.

Em vez de abordar as indicações claras de que os trabalhadores contraíam o coronavírus em taxas alarmantes devido às condições nos frigoríficos, alguns deles priorizaram os lucros e a produção em detrimento da segurança do trabalhador, prossegue o subcomitê.

Ainda de acordo com a apuração, existiram casos em que as empresas incentivavam os funcionários a voltar ao trabalho mesmo sem implementar totalmente as medidas de prevenção. Em outros exemplos, as condições de proteção oferecidas eram aquém do ideal, como separação improvisada com sacos plásticos em armações e uma baixa oferta de máscaras, o que gerava proteções “saturadas de suor ou outros fluidos”.

O Subcomitê da Casa dos Representantes iniciou sua investigação em fevereiro de 2021 para tentar compreender o impacto da pandemia de covid-19 entre os trabalhadores da indústria de frigoríficos dos EUA.