AveSui EuroTier South America Full
11-Fev-2019 09:26 - Atualizado em 11/02/2019 09:43
Por mais recursos

Em visita a Concórdia, presidente da Embrapa fala em parcerias

Em meio a redução de recursos, aproximação com setor produtivo deve ser cada vez mais inserida no universo da pesquisa, disse Barbosa

"Na pesquisa não existe voo solo, juntos sempre atuamos com mais acertos". Esta foi uma das declarações do Presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, durante a visita à Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia, uma das 42 unidades descentralizadas da empresa. Sebastião destacou que a aproximação com o setor produtivo deve ser cada vez mais inserida no universo da pesquisa, estabelecendo parcerias e auxiliando o processo de adoção das tecnologias e na busca por recursos. Outra oportunidade para a pesquisa, enfatizada pelo presidente da Embrapa, está na Lei da Inovação, que tem o objetivo de incentivar a interação entre universidade, centros de pesquisa e empresas.

A visita à Embrapa Suínos e Aves faz parte da proposta do presidente, que assumiu em outubro de 2018, em conhecer melhor o que cada centro de pesquisa faz e discutir junto aos gestores uma atuação mais descentralizada, conhecendo os problemas e pensando juntos em como superá-los. "A Embrapa acontece e continuará acontecendo em cada Unidade. Os resultados que mudam a agricultura saem de cada um dos centros de pesquisa", enfatizou.

O presidente destacou que o trabalho realizado pela Embrapa Suínos e Aves contribui diretamente no desenvolvimento do setor produtivo de aves e suínos. “Com um trabalho conjunto entre a Embrapa, governos municipal, estadual e federal, vamos chegar mais longe. Essa unidade é muito importante dentro de todo o sistema Embrapa e tem realizado um trabalho relevante às cadeias produtivas e ao meio ambiente”, enfatizou.

Sobre cortes de recursos na pesquisa, situação que tem sido enfrentada pela Embrapa nos últimos tempos, Sebastião Barbosa afirmou que “o quadro de empregados da Embrapa é constituído de pessoas capacitadas, que saberão buscar recursos necessários para a continuidade das pesquisas, seja no Brasil ou no exterior”.

A agenda do presidente contemplou reunião com as chefias e com o Comitê Técnico Interno - CTI, além de visita às instalações e estrutura da Unidade. Sebastião também recebeu a diretoria do SINPAF e participou de reunião com o prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, que estava acompanhado do secretário municipal de agricultura, Mauro Martini. Ele também concedeu entrevista à imprensa e recebeu o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivânio de Lorenzi. A visita encerrou com o encontro com os empregados, onde respondeu a perguntas feitas e enviadas pelos colegas.

Redação AI/SI
Deixe seu Recado