Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Embargos totais de carne de frango chegam a 0,42% e 0,21% de suínos

Os mercados que ainda permanecem fechados são: São Vicente e Granadinas, República do Congo, Moçambique, Santa Lucia, Trinidad e Tobago, Benin, Zimbábue, São Cristóvão e Nevis e Argélia (somente bovinos).

forklift handling container box loading to truck in import export logistic zone
forklift handling container box loading to truck in import export logistic zone

Com uma crise de imagem causada pelas investigações da Operação Carne Fraca, atingindo a reputação do setor de proteína animal,  a suspensão dos embarques para diversos mercados foi inevitável. O resultado dessas investigações podem ser vistas em mercados que ainda restringem as importações da carne brasileira. Conforme levantamentos feitos pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), divulgados nesta terça-feira (11/07), os embargos totais em vigor (oficialmente informados) representam o equivalente a 0,42% dos embarques de carne de aves e 0,21% das exportações de carne suína (conforme números de 2016).

Após um intenso trabalho promovido pelo Governo Federal, com o apoio da ABPA – em relação a aves e suínos – os esclarecimentos foram prestados.  Hoje, poucos embargos totais perduram.  As suspensões em vigor, em sua maior parte absoluta, se referem às 21 plantas (dentre elas,  quatro exportadoras de aves e de suínos) que foram suspensas, após determinação do Ministério da Agricultura brasileiro. 

Os mercados que ainda permanecem fechados ao Brasil, de acordo com a associação, são: São Vicente e Granadinas, República do Congo, Moçambique, Santa Lucia, Trinidad e Tobago, Benin, Zimbábue, São Cristóvão e Nevis e Argélia (somente bovinos).