Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa e Chapecó Alimentos disponibilizam programa de tratamento de dejetos pela internet

O programa permite dimensionar com facilidade um sistema de tratamento de dejetos suínos via computador.

Redação SI 06/11/2001 – A Chapecó Alimentos e a Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa situada em Concórdia (SC) e vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vão disponibilizar a partir do dia 9 de novembro para técnicos e produtores um programa de computador que permite dimensionar com facilidade um sistema de tratamento para dejetos suínos. O Sistema de Tratamento e Utilização de Dejetos Líquidos de Suínos ficará disponível na Internet e será gratuito. “O mais interessante é que o programa estabelecerá qual é a melhor solução para os dejetos a partir das características da propriedade”, explicou o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Carlos Perdomo. O programa será apresentado oficialmente também no dia 9 de novembro, no Hotel Bertazzo, em Chapecó, das 8h às 9h da manhã, durante uma solenidade especial.

O programa desenvolvido pela Embrapa em parceria com a Chapecó Alimentos aproveitou os resultados de pesquisas realizadas nos últimos anos por pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A proposta da Embrapa/UFSC para o manejo e aproveitamento de dejetos suínos é um sistema que conjuga um decantador e lagoas naturais. No final do processo, a água fica em condições de retornar para o meio ambiente e o dejeto se transforma num adubo de boa qualidade, que pode ser utilizado nas lavouras da propriedade.

A Chapecó Alimentos e a Embrapa Suínos e Aves fecharam um contrato de cooperação técnica para subsidiar a tomada de decisão dos suinocultores sobre a melhor forma de adequar a atividade à questão ambiental, observando a realidade social e econômica dos produtores. O meio encontrado para levar as informações aos produtores foi a rede mundial de computadores. “É a primeira vez no Brasil que um programa desta natureza vai para a Internet. Acreditamos que seja uma boa maneira de ajudar a proteger o meio ambiente e atender o maior número de produtores e técnicos”, afirmou Alex Fontana, presidente da Chapecó Alimentos.

Utilizar o programa é muito simples. Basta acessar a página www.cnpsa.embrapa.br na Internet e digitar os dados que são solicitados. O programa já vai fazendo os cálculos e apontando a dimensão que deve ter o sistema de tratamento. De acordo com o pesquisador Carlos Perdomo, a interatividade permitida pelo programa resolve um dos maiores problemas na hora em que técnicos e produtores decidem investir em sistemas de tratamento de dejetos. “Hoje, sem a contratação de uma empresa especializada, não há como saber se o sistema está sendo dimensionado corretamente. O programa Chapecó/Embrapa dá essa resposta”, garantiu Perdomo.