Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Embrapa fecha parceria com o Icrisat da Índia

Acordo com instituto indiano de pesquisa permitirá cooperação em áreas portadoras de futuro dos dois países

Embrapa fecha parceria com o Icrisat da Índia

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assinará nesta semana um memorando de entendimento com um dos maiores institutos de pesquisa da Índia, o International Cros Reserch Institute for the Semi-arid Tropics (Icrisat). A parceria será firmada pela ministra Tereza Cristina, durante a comitiva do Governo Federal ao país indiano, que tem como objetivo ampliar e diversificar o comércio e a cooperação com o país asiático.           

As duas instituições estabelecerão cooperação em ciência e tecnologia por meio da realização de projetos conjuntos nas áreas de agricultura e de recursos naturais, com o objetivo de ampliar a base de conhecimento dos dois países. “O Memorando de Entendimento vai possibilitar agora que sejam desenvolvidos projetos específicos em áreas portadoras de futuro da ciência, como mudanças climáticas, biotecnologia, nanotecnologia, geotecnologia, automação, agricultura de precisão, agricultura digital, segurança zoofitossanitária e química verde, em temas e cadeias produtivas de comum interesse para o agronegócio do Brasil e da Índia”, explica Celso Moretti, presidente da Embrapa.

A parceria terá duração de cinco anos, podendo ser renovada por iguais períodos, mediante assinatura de termos aditivos. Moretti esclarece que a cooperação será implementada com a execução de projetos de cooperação técnica específicos, aprovados pelas partes, que definirão objetivos, recursos humanos, materiais e financeiros a serem aportados tanto pela Embrapa quanto pelo Icrisat, direitos de propriedade intelectual e responsáveis pelas atividades a serem desenvolvidas. O primeiro projeto de cooperação já está sendo elaborado e terá como foco Manejo e Qualidade dos Bancos Genéticos. Além de Celso Moretti, assinará o memorando o diretor geral do Icrisat, Peter Carberry.

Comitiva brasileira

Na Índia, a ministra Tereza Cristina irá se encontrar com Harsimrat Kaur Badal (ministra do Processamento de Alimentos), Giriraj Singh (ministro da Pecuária, Pesca e Lácteos), Narendra Singh Tomar (ministros da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores) e Ram Vilas Paswan (ministro de Abastecimento, Alimentos e Distribuição Pública).

Está prevista também a assinatura de uma declaração conjunta entre o Mapa e o Ministério da Pecuária, Pesca e Lácteos para cooperação em saúde animal e melhoramento genético. A cooperação, com duração de três anos, prevê que a Embrapa irá oferecer capacitação para técnicos indianos em fertilização in vitro e transferência de embriões, além de apoiar a instalação e operacionalização de um Centro de Excelência em Pecuária de Leite na Índia.

 

 

Quer acompanhar o que acontece na avicultura e na suinocultura?

Siga-nos no Facebook:

https://www,facebook.com/aviculturaindustrial

https://www.facebook.com/suinoculturaindustrial

Acompanhe nosso Linkedin:

https://www.linkedin.com/company/gessulliagribusiness

Precisa de algum serviço ou produto?

Pesquise no Guia Gessulli:

https://www.guiagessulli.com.br/