Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa realiza workshop sobre dejetos animais

O evento começa nesta terça-feira (3), em Concórdia (SC), e vai discutir soluções tecnológicas para diminuir o impacto ambiental dos dejetos suínos.

Redação SI 03/09/2002 – A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Laboratório da Embrapa no Exterior (Labex-EUA) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), promove a partir desta terça-feira, 3 de setembro, uma reunião que vai discutir a integração Brasil/Estados Unidos na busca por soluções tecnológicas que diminuam o impacto ambiental dos dejetos suínos. O Workshop Dejetos Animais e Meio Ambiente: Desafios e Oportunidades, que termina na quinta-feira (5), vai identificar pontos de interesse comum entre as pesquisas da Embrapa, seus parceiros e laboratórios de pesquisa do USDA.

A parceria entre a Embrapa Suínos e Aves e o USDA, por meio do Programa de Manejo de Solos do ARS (Serviço de Pesquisa em Agricultura), órgão de pesquisa do governo americano com atuação semelhante à Embrapa, iniciou ainda em setembro do ano passado. Os pesquisadores Clênio Pillon e Paulo Armando de Oliveira visitaram centros de pesquisa do ARS nos estados de Arkansas, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Pensilvânia e Iowa. Eles discutiram na época uma proposta de cooperação entre a Embrapa e o ARS, que previa o intercâmbio de informações e profissionais, doação de equipamentos para a Embrapa e a realização de eventos em conjunto.

O Workshop Dejetos Animais e Meio Ambiente: Desafios e Oportunidades é um dos resultados da parceria fechada em 2001. Estará em Concórdia a partir desta terça-feira o pesquisador do ARS Patrick Hunt, que discutirá os projetos que serão feitos em conjunto pelos pesquisadores brasileiros e norte-americanos. O evento servirá ainda para que os norte-americanos conheçam o que a Embrapa já descobriu na área do tratamento de dejetos animais. “Estamos otimistas com os resultados futuros dessa parceria”, revela o pesquisador Clênio Pillon. Os norte-americanos têm como principal intenção validar modelos de tratamento de dejetos para solos e clima tropicais.

Dos três dias do workshop, apenas a manhã do dia 4 de setembro terá programação aberta ao público em geral. Nesta manhã, às 9h, será apresentado o painel “Novas tecnologias para tratamento de dejetos animais”, que contará com uma palestra do pesquisador Patrick Hunt. Depois, a partir das 11h, será feita uma visita aos laboratórios da Embrapa Suínos e Aves. O Workshop Dejetos Animais e Meio Ambiente: Desafios e Oportunidades está previsto para o auditório da Embrapa Suínos e Aves e a entrada no dia aberto ao público é gratuita.