Embrapa Suínos e Aves faz 24,7 mil testes de Covid-19 em 2020
Apenas em dezembro, foram 729 amostras processadas
A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia encerrou o ano de 2020 com a realização de 24.702 testes moleculares de Covid-19. Apenas em dezembro, foram 729 amostras processadas. O trabalho em apoio ao Ministério da Saúde e ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) para os diagnósticos da região oeste e extremo oeste de Santa Catarina, num total de 118 municípios, teve início há sete meses, em maio.
Os testes são realizados no laboratório NB3, de alta biossegurança, do Complexo de Sanidade e Genética Animal do centro de pesquisa. A estrutura está em operação desde 2014 e apoia o desenvolvimento e validação de técnicas de diagnóstico, bem como isolamento, caracterização, controle e prevenção de microrganismos infecciosos de interesse das cadeias suinícola e avícola. Também são utilizadas as salas de PCR e lavagem de materiais.
A equipe que atua nos testes é formada por 15 profissionais de virologia, imunologia, genética, bacteriologia, patologia e biologia, além de técnicos de laboratório. Também foi contratado um profissional pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) para auxiliar nas atividades. O trabalho é realizado em duas equipes: uma se concentra na extração de RNA das amostras recebidas e a outra trabalha com o RT-PCR, em tempo real, para a detecção do genoma do vírus.
Segundo Janice Zanella, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, recentemente começaram a ser feitos testes de Covid-19 para o SC Transplantes (central de transplantes de órgãos da Secretaria de Saúde de Santa Catarina). Ainda, foram capacitados dez profissionais dos laboratórios regionais do Lacen de Joaçaba e de Chapecó.
A Embrapa também continua recebendo doações em dinheiro e de insumos, além de firmar convênios como, por exemplo, com a Engie Brasil – Hidrelétrica de Machadinho e de Itá e com a prefeitura de Concórdia. As doações em dinheiro são recebidas por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). Todo o valor arrecadado é utilizado exclusivamente em ações de combate à Covid-19 conduzidas pela Embrapa. As informações para os interessados em doar estão no site embrapa.br/suínos-e-aves.
Assuntos do Momento

Santa Catarina amplia em 35% as exportações de carne suína em 2020
No último ano, Santa Catarina embarcou mais de 523,3 mil toneladas de carne suína com destino a 67 países

Asiáticos compraram 80% da carne suína brasileira em 2020
Brasil embarcou 1,02 milhão de toneladas da proteína no ano passado, sendo 800,2 mil toneladas para os países asiáticos

Preços do suíno e da carne caíram fortemente em dezembro, diz Cepea
A pandemia de covid-19 trouxe para a suinocultura brasileira um cenário de incertezas e de muitos desafios em 2020

Abatedouro móvel é solução para reduzir abates clandestinos e impulsionar pequenos negócios
País tem 6 abatedouros móveis em funcionamento; normativa federal específica impede maior disseminação da tecnologia

Com exportações, Alegra mantém o ritmo de suas vendas de carne suína
Com a menor demanda interna pelo produto, a empresa investiu forte no comércio internacional, com vendas principalmente para o Sudeste Asiático

Mandiocada de Carne Suína
A mandiocada de carne suína é uma excelente opção para quem quer uma refeição diferente, deliciosa e fácil de preparar.