Fonte CEPEA

Ver cotações

Paralisação

Empresa de reciclagem animal do Oeste de SC interrompe serviços

A paralisação preocupa produtores rurais da região que precisam dar destinação correta para as carcaças.

Empresa de reciclagem animal do Oeste de SC interrompe serviços

Uma empresa de reciclagem animal, que faz o recolhimento de bovinos e suínos mortos de propriedades rurais em 75 municípios do Oeste de Santa Catarina, suspendeu as atividades na segunda-feira (06/03). As informações são do G1 e por conta da medida, os caminhões que fazem o transporte e as máquinas estão parados. Os funcionários receberam férias coletivas. Além disso, a paralisação preocupa produtores rurais da região que precisam dar destinação correta para as carcaças.

A empresa Cbrasa, que fica em Seara, reaproveita os resíduos animais desde 2017. As operações começaram por meio de um projeto pioneiro no estado e no país, com apoio dos órgãos municipais e estaduais. O óleo retirado é revendido para produção de biocombustível e a farinha pode ser usada como adubo.

“Estamos há dois anos buscando a autorização para poder comercializar a farinha. Exportando conseguiríamos no mínimo dobrar esse valor. O Ministério está vindo para o Oeste esta semana. Eles criaram um grupo de trabalho para estudar novamente o projeto, criar a instrução normativa, mas comercialmente ainda não temos nenhum parecer”, afirma.

Desde o início dos serviços prestados pela empresa, 85 mil coletas foram feitas. Um total de 12 caminhões percorria mais de 2 mil quilômetros por dia e atendiam cerca de 9 mil propriedades.

Uma das propriedades atendidas é a do produtor rural Francisco Jacir Canossa. “O último recolhimento foi sexta-feira. Esperamos que retorne o mais breve possível. Vamos ter que cortar e colocar na composteira. É delicado, muito trabalhoso e não temos compostagem para atender todos os animais que ficam dentro das granjas”, disse.