Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EAD

Enagro será instrumento de avanço científico da agropecuária, diz ministra

Presidenta Dilma participou da cerimônia de inauguração da instituição.

Enagro será instrumento de avanço científico da agropecuária, diz ministra

A Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) será um instrumento de avanço científico da agricultura e da pecuária, disse a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), na noite desta terça-feira (18), durante a cerimônia de inauguração da instituição. A presidenta Dilma Rousseff e outras autoridades também participaram da solenidade, que ocorreu na sede da nova escola, em Brasília.
 
“A inauguração desta Escola de Gestão é a concretização de um sonho longamente acalentado por tantos que se empenham em ver este setor – o mais dinâmico da nossa economia – cada vez mais próspero e consolidado”, destacou a ministra. “Surge como mais um instrumento de avanço científico da agricultura e pecuária em nosso país”, completou.
 
Kátia Abreu ressaltou que a criação da escola é mais uma etapa do compromisso da presidenta Dilma de investir maciçamente em inteligência e conhecimento. A Enagro, acrescentou, vai ensinar técnicas de ponta aos gestores do Mapa e garantir ao agronegócio as condições para que “continue a cumprir o papel exponencial que lhe cabe.” 
 
De acordo com a ministra, Dilma Rousseff tem honrado e aprofundado esse compromisso. “Escola é investimento em qualidade de mão de obra, em gente”, acentuou a ministra. Ela assinalou ainda que não basta investir em ciência e tecnologia sem universalizá-las. “Esta é a missão da Escola de Gestão.”.
 
Difusão do saber

Dilma Rousseff também destacou a importância da difusão do saber durante seu discurso na cerimônia. “Se o conhecimento não é difundido, não se materializa em avanços e benefícios para o conjunto da população”, afirmou a presidenta, enfatizando o papel da Embrapa na produção de tecnologia para o setor. “Aqui, hoje, outra Embrapa se inicia, a Embrapa da educação, da formação e da capacidade de gestão”, comparou.
 
“Essa inciativa marca um momento especial. Acredito que a senhora, ministra Kátia Abreu, ficará [na história] como uma das pessoas que modificou de forma profunda a agricultura do país, porque o que estamos fazendo aqui hoje tem, sobretudo, um valor de longo prazo, molda e diferencia os caminhos que iremos percorrer”, discursou a presidenta.
 
A diretora da Enagro, Ângela Pimenta Peres, disse que a escola trabalhará para “o desenvolvimento da capacidade dos servidores em mobilizar conhecimento, habilidades e atitudes para entregar resultados com qualidade e em prazos esperados”. 
 
Convênios

Durante a solenidade, a ministra assinou termos de cooperação com parceiros que colaborarão para o funcionamento da Enagro. São eles a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Fundação Escola Nacional de Administração Pública, a Escola Superior de Administração Fazendária, a Embrapa, o Instituto Nacional de Meteorologia e a Academia Brasileira de Medicina Veterinária. 
 
A primeira turma da Enagro teve início nesta terça-feira e vai capacitar 120 fiscais federais agropecuários da sede em Brasília e das Superintendências Federais de Agricultura (SFAs), com o curso de Direito Administrativo Aplicado à Fiscalização Exercida pelo Mapa. O curso terá 32 horas/aula e conta com a parceria da Anffa Sindical.
 
Enagro

A Enagro oferecerá cursos de capacitação e formação profissional a todos os servidores e gestores do Mapa. Funcionários de todas as unidades do ministério, sociedade, parceiros e demais agentes que atuam na área também poderão se inscrever futuramente.
 
A escola vai adotar a gestão do conhecimento para gerir talentos do Mapa e identificar oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. Serão oferecidos cursos presenciais e tecnologia de Ensino a Distância (EAD) por meio de parcerias nacionais e internacionais com instituições de excelência. Mais informações sobre a escola estão disponíveis no site.
 
A Enagro fará parte da Rede Nacional de Escolas de Governo, que visa a aumentar a eficácia das instituições que trabalham com a formação, a capacitação e o desenvolvimento profissional dos servidores e agentes públicos.