Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empreendimento

Encadeamento produtivo consolida-se como um dos maiores programas agro do País

Com resultados expressivos nas propriedades rurais, atualmente serve de exemplo aos demais Estados que, constantemente, organizam missões empresariais ao Oeste catarinense para conhecer os resultados e as práticas do projeto

Encadeamento produtivo consolida-se como um dos maiores programas agro do País

O vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor CantonO “Encadeamento Produtivo: Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” consolidou-se como o maior programa de agronegócio do País. Com resultados expressivos nas propriedades rurais, atualmente serve de exemplo aos demais Estados que, constantemente, organizam missões empresariais ao Oeste catarinense para conhecer os resultados e as práticas do projeto.

 Denominado Encadeamento Produtivo desde 2014, o projeto é a extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, que teve início em 1998 e, em 19 anos, contemplou mais de 45 mil pessoas. O objetivo é desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos Cooperativas Filiadas. Entre as soluções que o programa contempla estão o Programa De Olho na Qualidade, Qualidade Total Rural, Times de Excelência e capacitação ambiental.

Para o vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Canton, o Encadeamento Produtivo tornou-se sólido e tem reconhecida utilidade aos produtores rurais e aos demais fornecedores da cadeia produtiva. “Hoje as famílias rurais administram seus negócios com planejamento e gestão eficaz, o que resulta em qualidade em todo o processo produtivo. Também conseguimos reduzir significativamente o êxodo rural. São vários efeitos que o projeto oportunizou ao longo desses quase 20 anos e o Sebrae tem sido nosso grande parceiro nessa empreitada”, destaca.  

O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, realça a expressiva evolução nos empreendimentos rurais com investimentos feitos por meio do programa. “Os resultados mostram que os produtores não medem esforços para implementar novas práticas e tecnologias nas propriedades e que, por meio das soluções do projeto, elevaram a produtividade, melhoraram a qualidade de vida e reduziram custos. Hoje são empresas sustentáveis”.

Diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo OrtigaraCom origem em Santa Catarina, o programa deverá tornar-se um produto nacional do Sebrae no início de 2018. Ancorado pela Aurora Alimentos e Sebrae/SC, o projeto conta com as parcerias, em Santa Catarina, do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Caslo, Coolacer, Auriverde, Coopervil, Itaipu, Cooper A1, Coopercampos, Copérdia. No Rio Grande do Sul os parceiros são o Sebrae/RS, Cotrel, Cooper A1, Copérdia e Sicredi/RS. No Paraná, é desenvolvido com o Sebrae/PR, Senar, Cocari, Camisc, Cooperativa Alfa e, no Mato Grosso do Sul, é realizado juntamente com o Sebrae/MS e Coasgo. A iniciativa é destinada às micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do agronegócio – rurais e urbanas.

Origens

Antes mesmo de criar o Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, iniciava em 1997, com 15 famílias, no pequeno município de Planalto Alegre, oeste catarinense, a turma-piloto do curso “De Olho na Qualidade” e “Qualidade Total Rural” – soluções que hoje são disponibilizadas por meio do Encadeamento Produtivo. 

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, lembra que desde o primeiro momento os parceiros trabalharam de maneira integrada com a plataforma das cooperativas. “O que se propôs na essência continua acontecendo e não temos notícia de outro programa que se propagou e que tenha promovido o desenvolvimento e a transformação em resultados. A participação dos pequenos negócios rurais demandou metodologia adequada para educação de adultos, além da disposição para mudanças para o propósito de desenvolvimento dos pequenos negócios rurais”. Realmente a solução permite preparar os pequenos negócios para elevar o nível de  competitividade no contexto das cadeias produtivas.