Paralisação

Entidade aponta preocupação com greve de caminhoneiros

Bloqueios impedem o transporte de aves e suínos vivos, ração e cargas refrigeradas destinadas ao Brasil ou às exportações

Entidade aponta preocupação com greve de caminhoneiros

As interdições de rodovias federais chegam ao segundo diaA paralisação de caminhoneiros independentes e bloqueio de estradas que atinge a maior parte dos estados brasileiros em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis gera grande preocupação, afirma a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), representante de mais de 140 agroindústrias e entidades vinculadas à avicultura e à suinocultura.

Segundo a entidade, a continuidade das paralisações reflete em vários riscos para a cadeia produtiva de proteína animal. “Conforme relatos dos associados, os bloqueios impedem o transporte de aves e suínos vivos, ração e cargas refrigeradas destinadas ao abastecimento das gôndolas no Brasil ou para exportações”, ressalta a ABPA em comunicado.

A continuar este quadro, conforme a entidade, há risco de falta de produtos para o consumidor brasileiro. “Animais poderão morrer no campo com a falta de insumos. Já temos relatos de unidades produtoras com turnos de abate suspenso”, afirma. Além disso, a ABPA destaca que contratos de exportação poderão ser perdidos e “há um forte aumento de custos logísticos com reprogramação de embarque de cargas. Os prejuízos para o setor produtivo e para o País são incalculáveis”.

A ABPA ressalta que apoia as motivações da paralisação, mas entende que o movimento deve preservar o fluxo dos alimentos e dos insumos para a produção.  “É de conhecimento nacional a grave crise enfrentada pela cadeia produtiva de proteína animal, que há meses luta para preservar os postos de trabalho do setor”.

Desse modo, acrescenta ainda, impedir a continuidade da produção poderá gerar consequências graves para todo o País, especialmente nos pequenos municípios onde o sistema produtivo está instalado.