Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA

Entre 02 e 16 agosto, 328 novos casos foram reportados a OIE

De acordo com a organização o número de surtos até agora somam 7.914 atingindo Ásia , Europa e África.

De acordo com o relatório periódico da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) somente entre os dias 02 e 16 de agosto foram reportados 328 novos surtos da Peste Suína Africana (PSA), 305 casos somente na Europa. De acordo com a organização o número de surtos até agora somam 7.914 atingindo Ásia , Europa e África.

A China notificou cinco novos surtos no período. Quatro deles foram detectados em postos de controle para a supervisão da saúde animal. Laos relatou a primeira ocorrência da doença em três novas divisões administrativas. Myanmar relatou a primeira ocorrência da doença no país. E a Rússia relatou o primeira ocorrência da doença em duas divisões administrativas que fazem fronteira com a China.

Na Europa a Sérvia notificou a ocorrência em 11 de agosto (o primeiro surto começou em 30 de julho), quatro surtos foram relatados no país. Surtos afetando suínos foram notificados na Bulgária, Moldávia, Polónia, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia. Com os novos casos a comissão europeia intensificou o programa de vigilância continua. Dos 305 novos surtos na Europa, 229 permanecem em andamento em suínos domésticos e 22 em javalis. De acordo com o relatório casos isolados em javalis tem aparecido com frequência no continente, porém estes são tratados como resolvidos imediatamente nos relatórios.

No relatório anterior da OIE referente ao período de 19 de julho a 1º de agosto, haviam sidos contabilizados 1.926 com 7,616 surtos em andamento.