Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Atualização

Entre 08 e 21 de novembro 2536 novos casos de PSA são reportados

Conforme os dados da OIE mais de dois milhões de animais foram notificados como perdas

Entre 08 e 21 de novembro 2536 novos casos de PSA são reportados

De acordo com o novo relatório divulgado pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), no período de 08 a 21 de novembro, 2.536 novos surtos foram notificados. O total de surtos contínuos de PSA em todo o mundo é agora 11.676 (8.273 surtos apenas no Vietnã). No relatório anterior, 317 foram como novo, enquanto 9.265 surtos estavam em andamento.

Conforme os dados da OIE mais de dois milhões de animais foram notificados como perdas. A Europa notificou 721 perdas, enquanto a Ásia, 2.032.684 (2.032.111 deles notificados no Vietnã). A África não notificou perdas neste período.

No período 25 países / territórios notificaram novos ou surtos em andamento através de notificações imediatas e relatórios de acompanhamento, 13 na Europa (Bélgica, Bulgária, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia); 9 na Ásia (China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Laos, Mianmar, Filipinas, Rússia, Timor-Leste e Vietnã) e 4 na África (Costa do Marfim, Quênia, África do Sul e Zimbábue).

A China notificou três novos surtos em suínos e encerrou três surtos de duas divisões administrativas. Já a Coréia do Sul notificou sete surtos em javalis. A Rússia notificou também notificou sete surtos que afetam suínos comerciais e javalis. Além disso, o Vietnã atualizou as informações em todo o país, notificando 2.346 surtos que afetam os suínos comerciais.

A Europa notificou 180 surtos, 26 em suínos e 154 em javalis. Nessas regiões um programa de vigilância direcionado continua. Freqüentemente, um único caso em javali é notificado como um único surto e geralmente é notificado como resolvido imediatamente. No total, 8 surtos em javalis continuam em andamento.