Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Inovação

Epamig busca novas parcerias com empresas e startups inovadoras do agronegócio

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da empresa prospecta novas oportunidades de negócios entre setores público e privado

Redação, com informações Epamig
12-Mai-2022 08:53

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está de olho em novas parcerias com empresas e startups inovadoras do ramo do agronegócio. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e processos agropecuários para resolver problemas dos homens e mulheres do campo.

De acordo com a pesquisadora da Epamig Cristiane Viana, inovações são soluções capazes de resolver problemas, tornar processos mais eficientes, diminuir custos e maximizar resultados, tudo com foco em um mercado que está cada vez mais competitivo. “A inovação é uma porta para um mundo de possibilidades. Inovar é o diferencial de cada organização. Se uma empresa não possui esse diferencial, ela está fadada a perder espaço e, consequentemente, clientes”, afirma.

A pesquisadora explica que firmar parcerias com a Epamig é estratégico porque a empresa conta com ampla estrutura em diversos municípios de Minas Gerais. No total, a Epamig possui 22 campos experimentais localizados de Norte a Sul do estado. As fazendas são equipadas com laboratórios, espaços de produção vegetal e animal e locais para realização de eventos. Também, a Epamig possui dois institutos de ensino localizados em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Pitangui, na região Central de Minas.

Para atender às reais demandas do agro mineiro e nacional, a Epamig desenvolve pesquisas nas áreas de agroecologia, bovinocultura, cafeicultura, olericultura, fruticultura, grãos, leite e derivados, olivicultura, recursos hídricos, vitivinicultura, floricultura, plantas medicinais e biotecnologia. “Por esses motivos, somos um parceiro diferenciado para startups e empresas que desejam desenvolver pesquisas e testar produtos. Além disso, possuímos um corpo técnico de mais de 100 pesquisadores qualificados para auxiliar nas etapas de desenvolvimento de novas tecnologias”, diz Cristiane.

Núcleo de Inovação Tecnológica

As empresas e startups interessadas em firmar parcerias com a Epamig devem procurar o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), considerado a porta de entrada para a instituição.

O NIT tem a missão de prospectar novas oportunidades de negócios e identificar os melhores profissionais e pesquisadores da Epamig para atender as demandas dos parceiros.

“O Núcleo de Inovação Tecnológica faz com que o conhecimento e as novas tecnologias geradas pela Epamig, em parceria com empresas e instituições, cheguem até os produtores rurais e, principalmente, no mercado. O resultado disso é o agronegócio mineiro e brasileiro cada vez mais competitivo”, relata Cristiane Viana.

A pesquisadora conta, ainda, que para garantir a titularidade de cada produto, processo ou serviço gerado, é necessário protegê-los, ação que garante a propriedade intelectual. Em seguida, é preciso valorar esses produtos, processos ou serviços e, enfim, negociá-los com o público.

Os interessados em entrar em contato com o NIT da Epamig devem ligar para (31) 3489-5085 ou escrever para [email protected]. A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

 

Assuntos do Momento

Colheita de soja na Argentina alcança 64,9% da área apta; de milho atinge 25,8%
13 de Maio de 2022
América Latina

Colheita de soja na Argentina alcança 64,9% da área apta; de milho atinge 25,8%

O rendimento médio nacional está em 3.010 quilos por hectare, e a estimativa de produção foi mantida em 42 milhões de toneladas. 

Com a chegada da frente fria, valor do milho sobe e deixa produtores em alerta no Brasil
16 de Maio de 2022
Insumos

Com a chegada da frente fria, valor do milho sobe e deixa produtores em alerta no Brasil

Os valores do milho voltaram a subir na semana passada, interrompendo, portanto, o movimento de queda diária consecutiva que vinha sendo verificado desde o encerramento de abril

Estimativa da Anec para exportação de soja em maio aumenta para 11,4 mi de toneladas e de milho para 1,2 mi de toneladas
18 de Maio de 2022
Insumos

Estimativa da Anec para exportação de soja em maio aumenta para 11,4 mi de toneladas e de milho para 1,2 mi de toneladas

A previsão é de que sejam enviados 11,483 milhões de toneladas de soja em grãos, ante as 10,615 milhões de toneladas projetadas na semana passada. 

Exportação da soja paraense cresce 124%; alimentação de suínos na China é principal destino
17 de Maio de 2022
Exportações

Exportação da soja paraense cresce 124%; alimentação de suínos na China é principal destino

Percentual de crescimento é um comparativo do período de janeiro abril de 2022 ao mesmo quadrimestre do ano passado

Valorização do dólar aumenta preço da soja no Brasil
16 de Maio de 2022
Insumos

Valorização do dólar aumenta preço da soja no Brasil

Segundo pesquisadores do Cepea, a valorização do dólar frente ao Real atraiu importadores para o Brasil, resultando em aumentos no prêmio de exportação e nos preços domésticos da soja

BRF lança projeto piloto para reaproveitamento de resíduos em filiais de grãos
12 de Maio de 2022
ESG

BRF lança projeto piloto para reaproveitamento de resíduos em filiais de grãos

Iniciativa está em sintonia com a agenda ESG da Companhia e com seu compromisso de gestão sustentável da cadeia

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade