Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suplementação

Erros na suplementação de leitões em maternidade

Os principais erros de suplementação de leitões em maternidade são aqueles que invariavelmente levarão ao excesso ou à insuficiência de consumo

Erros na suplementação de leitões em maternidade

Autoria: equipe técnica MS Schippers Brasil. Acesse o #msblog para ler mais artigos como este.

Os principais erros de suplementação de leitões em maternidade são aqueles que invariavelmente levarão ao excesso ou à insuficiência de consumo. As consequências disso na sobrevivência e ganho de peso dos leitões são várias, incluindo a ocorrência de diarréias, desuniformidade no lote, ou ainda a interrupção do estímulo na porca para a produção de leite. O objetivo de um suplemento para maternidade é sempre de fornecer mais aporte energético (especialmente em leitegadas de porcas hiperprolíferas) através de uma fonte de lactose de fácil digestão, similar ao leite da mãe. A maioria dos produtos são calóricos e têm alta palatabilidade, o que facilita a aceitação dos leitões. Veja agora alguns erros de manejo que acabam prejudicando essa estratégia:

1) CONSUMO À VONTADE

Deixar o suplemento lácteo (papinha) à vontade durante o dia dentro da baia é uma prática que geralmente ganha a preferência dos leitões, que por sua vez deixam de mamar na porca e podem desenvolver diarréia de origem nutricional, além de prejudicar a produção de leite da própria matriz. O indicado é que a suplementação com sucedâneos seja feita de forma limitada, seguindo as recomendações de dosagem e preparo de cada produto.

2) HIGIENE DE COMEDOUROS

Leitões jovens possuem o olfato e paladar bastante sensíveis, e isso afeta claramente o consumo de água e alimentos durante a maternidade. Por esse motivo, comedouros sujos com restos de alimentos ou papinhas antigas, dejetos, rações ressecadas, moscas, etc, desestimulam totalmente o consumo, ainda que o produto utilizado seja excelente. A limpeza de comedouros é fundamental e deve ser implementada no manejo para garantir o sucesso da suplementação.     

3) TEMPERATURA AMBIENTE NA BAIA

Fatores externos como umidade e temperatura ambiente afetarão completamente a disposição dos leitões para ingestão de água e alimentos. É fundamental garantir que a temperatura na maternidade esteja dentro do intervalo ideal (18 a 24 ºC para a matriz e 28 a 32 ºC para os leitões), caso contrário será impreciso avaliar a eficácia da suplementação pois a saúde animal como um todo estará comprometida.

Acesse o blog da MS Schippers para ler mais posts sobre biosseguridade, qualidade da água de bebida, limpeza e desinfecção, e manejo de suínos. Trabalhar com higiene é a melhor forma de trazer mais resultados e lucros.