Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Espanha apresenta ao mercado banco de dados do setor

O BDporc é um serviço destinado ao setor suinícola de todo o País, e foi criado por iniciativa do MAPA, do IRTA, do DARP e da ANPROGAPOR.

Redação SI 15/07/2002 – O Sistema de Acesso Electrônico do Banco de Dados de Referência de Suínos Espanhol (e-BDporc) foi apresentado sexta-feira (12) na cidade de Lleida, para o diretor-geral de Pecuária, Carlos Escribano e do conselheiro de Agricultura da Catalunia, Josep Grau.

Este sistema facilitará as empresas do setor, no acesso via Internet, as informações do Banco de Dados e possibilitará, mediante este meio, o envio de dados, para obtenção de informações e a criação de seus próprios informes on-line.

O Banco de Dados de Referência do Suíno Espanhol (BDporc) é um serviço destinado ao setor suinícola de todo o País, e foi criado por iniciativa do Ministério da Agricultura (MAPA), e do Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar (IRTA), do Departamento de Agricultura da Catalunia (DARP) e da Associação Nacional de Produtores de Pecuária Suína (ANPROGAPOR).

O serviço tem como objetivo proporcionar informações de referência às empresas de produção suína, a fim de que essas possam utilizá-las para tomadas de decisão na gestão de suas explorações, dispor de dados e referências técnicas e orientar a investigação de acordo com os problemas detectados, gerando um banco de dados viável e que possibilite a realização de estudos e investigações, tanto zootécnicos como genéticos, destinados ao setor.

Atualmente aderiram ao sistema BDporc 833 exportadores, que administram um total de 345 mil reprodutores.