Comentário Suíno

Espanha está voando alto

Por Jim Long, Presidente-CEO, Genesus Inc.

Espanha está voando alto

Na semana passada, a Espanha atingiu um recorde em preços de suínos, chegando a 1,54 euros por quilograma de peso vivo (79 ? USD / libra). Sua capacidade de exportações para a China está realmente valendo a pena.

• A produção de carne de porco na Espanha em 2019 foi de 4,62 milhões de toneladas, 2,13% a mais que em 2018.
  • Em 2019, a Espanha foi o principal exportador de carne suína e derivados, com um total de um 1,183 milhão de toneladas e dobrou suas exportações para a China

Em 2019, toda a União Europeia exportou 4, 735 milhões de toneladas de carne suína e derivados. Um aumento de 20% (mais 800.000 toneladas). A partir disso, a China levou 2,419 milhões de toneladas, quase o dobro de 2018. Quando olhamos para a relação China-UE, as importações são cerca de 46.000 toneladas importadas por semana em 2019.

As exportações dos EUA em janeiro de 2020 para a China – Hong Kong indicam 97.002 toneladas, 26.744 t. a mais em um ano (+ 361%). Obviamente, as exportações dos EUA estão indo na direção certa. A aritmética do agricultor nos diz que as exportações China – Hong Kong em janeiro são iguais a cerca de um milhão de suínos no mercado.

As exportações totais dos Estados Unidos em janeiro foram de 273.603 toneladas, acima de 201.835 t. do ano passado. A diferença de 72.000 toneladas é de aproximadamente 700.000 suínos de mercado. Aproximadamente o aumento nas vendas de suínos nos EUA desde janeiro do ano passado.

Um ano atrás, o suíno do mercado americano valia 51,20 centavos de dólar por libra-peso. Na semana passada 56,44 centavos de dólar por libra-peso. Em nossa opinião, o aumento das exportações apoiou os preços do porco no nível em que estão. Certamente não precisamos que mais porcos sejam produzidos e continuamos esperando que os níveis de exportação aumentem

Quem sabe qual será o tamanho de um negócio baseado no coronavírus (COVID-19). Todos nós passamos pela peste suína africana. Grande história, mas logo se foi.

Esperamos que a Tyson-JBS agora com seu sistema livre de ractopamina deve aumentar as exportações para a China, pois eles abatem cerca de 170.000 suínos por dia. Isso por si só deve, em nossa opinião, aumentar os embarques para a China para 10.000 toneladas por semana. Não acreditamos que nenhuma das empresas elimine a ractopamina ou suas conseqüências na produção sem pensar que elas poderiam transferir 5.000 toneladas por semana para a China.

O preço médio da carne suína da China na semana passada foi de 37 yuans por quilograma (US $ 2,40 por libra de peso vivo nos EUA). Certamente, um sinal de que ainda há escassez de carne de porco e a demanda dos consumidores é forte. Existem problemas de logística devido ao coronavírus (COVID-19), mas há um enorme potencial de lucro e uma real necessidade de alimentos; portanto, esperamos lucro e precisamos acelerar a logística.

México

Na semana passada, visitamos o México e conversamos com muitos produtores. Como grande parte do mundo, o coronavírus (COVID-19) interrompeu a cadeia de suprimentos. Isso criou um certo grau de incerteza.

Estávamos na região noroeste do México, que é o coração das exportações para a Ásia. Por isso, é um grande problema devido às demandas do mercado internacional. Nós, produtores, conversamos, esperamos que os Estados Unidos da América possam aumentar os níveis de exportação para a Ásia, a fim de reduzir os embarques para ou do México.

Todos na América do Norte esperam que a fase 1do acordo entre os Estados Unidos e a China, de US $ 40 bilhões em compras de produtos agrícolas, inclua níveis massivos de compras de carne suína.

Contexto:

Não é para minimizar o coronavírus, mas é preciso contextualizar que 1,4 bilhão de pessoas vivem na China.

• 260.000 pessoas morrem por ano em acidentes de carro (5.000 por semana).
  • O número total mais recente de mortes por coronavírus (COVID-19) na China atingiu 3.097.

Esperemos pelo bem de tudo que isso também se torne outra história do passado.