Espanha reduz em vendas de antibióticos veterinários em 32,4%

O país ainda está entre os países com o maior consumo de antibióticos na UE tanto em medicina humana e veterinária.

Espanha reduz em vendas de antibióticos veterinários em 32,4%

A Espanha registrou redução de 32,4% nas vendas de antibióticos veterinários. A redução foi calculada através dos dados fornecidos pelos laboratórios farmacêuticos. Para esta diminuição contribuiu diretamente o trabalho das empresas pertencentes aos programas criados no âmbito do Plano Nacional contra a Resistência aos antimicrobianos (PRAN) em suínos, carne de aves, criação de coelhos, gado de corte, gado leiteiro, ovinos e caprinos. Esta iniciativa já alcançou uma redução do consumo de colistina de 97,18% em suínos (2015-2018) e uma redução no consumo total de antibióticos de 71% em aves de capoeira (2015-2018).

O consumo total de antibióticos no campo da saúde humana na Espanha registou uma redução de 7,2% (2 ou DHD dose diária definida por 1000 habitantes por dia) entre 2015 e 2018,. Isto foi revelado pela análise dos últimos dados recolhidos no âmbito do Plano Nacional contra a Resistência aos antimicrobianos (PRAN) do Ministério da Saúde, Consumo e Bem-Estar social (MSCBS) . Esses números confirmam a tendência decrescente registrada em ambas as taxas nos últimos anos.

A evolução do consumo no quadro PRAN

O consumo médio espanhol de antibióticos na saúde humana passou de 28 DHD registrado em 2015 representaram 26,1 DHD em 2018. No caso de vendas de antibióticos veterinários, com 32,4% de redução vai de Espanha a 418,8 mg / PCU (miligramas de ingrediente activo por unidade de Correcção População) gravada em 2.014-283,1 mg / PCU 2017. em qualquer caso já à espera de banco de dados ESAC-líquido  e O projeto ESVAC  atualiza seus números, a Espanha ainda está entre os países com o maior consumo de antibióticos na União Europeia, tanto em medicina humana e veterinária.