Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Especialista alerta para influência da nutrição na imunidade dos leitões em período de creche

“Os leitões na creche enfrentam vários tipos de estresse que podem ter impacto negativo na sua saúde” revela Dr. Agustin Dean

Especialista alerta para influência da nutrição na imunidade dos leitões em período de creche

OutubroDurante o XVIII Congresso Abraves que será realizado de 17 a 19 de outubro em Goiânia o  Dr. Agustin Dean, DVM, irá apresentar a palestra “Influência da Nutrição na imunidade dos leitões de creche”  no Painel de Saúde Intestinal das 10:45 às 11:30 h. O Dr. Gus, como é conhecido, obteve seu título de Doutor em Medicina Veterinária (DVM) pela Purdue University, West Lafayette, IN, EUA. Obteve grande experiência com sanidade suína tendo trabalhado por 6 anos em uma grande integradora americana implementando programas de garantia de saúde em rebanhos suínos. Atuou também com suporte técnico em laboratórios de referência nos EUA e hoje trabalha na APC, Inc com suporte técnico para a indústria suinícola dos EUA.

Em sua apresentação  Dr. Agustin Dean abordará os diferentes desafios aos quais os leitões são submetidos no período do desmame. Ele comenta que  “Os leitões na creche enfrentam vários tipos de estresse que podem ter impacto negativo na sua saúde. Ao desmame, os leitões experimentam uma mudança repentina na dieta, muitas vezes são misturados com outros leitões de ninhadas diferentes ou de granjas diferentes e são retirados da porca e colocados em um ambiente que pode não ter condições térmicas ou sanitárias adequadas para uma ótima saúde e desempenho. Essa combinação de fatores de estresse associados ao desmame pode causar uma redução severa na ingestão alimentar, inflamação intestinal e danos à estrutura e função de barreira da mucosa intestinal que podem resultar em uma maior susceptibilidade à patógenos”.

Além disso, acrescenta que  juntamente com o bom manejo e gestão da saúde, as intervenções alimentares podem ser uma maneira viável e prática de melhorar a saúde e o desempenho dos leitões. “As dietas de creche com ingredientes altamente digestíveis, ingredientes que aumentam a ingestão alimentar e antibióticos promotores de crescimento em doses sub-terapêuticas têm sido usados para ajudar os leitões a passarem pelo estresse associado ao desmame. No entanto, há um movimento global, para assegurar o uso criterioso de antibióticos nas granjas a fim de reduzir a prevalência de agentes patogênicos resistentes aos antibióticos que afetam a saúde humana”. O especialista alerta que isso poderá reduzir o período de tempo que os antibióticos podem ser usados, eliminar o uso de agentes antimicrobianos e quimioterápicos que também são utilizados na medicina humana e em granjas e eliminar o uso desses produtos em níveis sub-terapêuticos nos alimentos para animais.

O Dr. Gus, observa que os produtores de suínos precisam de alternativas aos antibióticos em doses sub-terapêuticas e terapêuticas como ferramentas de gerenciamento de saúde animal que possam efetivamente manter o bem-estar e a produtividade de seus animais. “ Vários ingredientes ou aditivos alimentares, incluindo plasma sanguíneo spray-dried, produtos lácteos, produtos derivados de ovos, leveduras, acidificantes, óleos essenciais, oligossacarídeos, probióticos, prebióticos, enzimas, óxido de zinco e fontes de cobre foram utilizados em dietas para leitões como alternativas aos antibióticos melhoradores de desempenho. Entretanto, uma revisão de vários estudos mostrou que o plasma sanguíneo spray dried no alimento aumentou o crescimento de leitões desmamados entre 23-27% em comparação com 12% para os acidificantes, 4% para a proteína do soro de leite e 4% para os oligossacarídeos”.

Luís Rangel, Médico Veterinário, Gerente de Vendas da APC no Brasil ressalta que “A intenção da apresentação do Dr. Gus é revisar os estudos sobre os efeitos do plasma spray dried e outras substância no desempenho e na saúde do suíno e como esses ingredientes podem ser usados para ajudar no gerenciamento da saúde dos leitões de creche.

Rangel, também comenta que “A Abraves é um evento de referência para os veterinários de suínos do Brasil, a APC considera muito importante participar dos congressos nacionais da Abraves para divulgar as novas tecnologias e aplicações das proteínas plasmáticas, bem como, interagir com os clientes em um ambiente de educação continuada”.
 
Saiba mais em www.functionalproteins.com