Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Espírito olímpico

Suínos disputam corrida, prova é uma das atrações de programa realizado por cooperativa do Oeste.

Corrida: três animais disputam corrida em um curral com cerca de 50 metros

Redação SI 04/02/2004 – 05h30 – Os produtores de suíno passaram os dois últimos anos tentando correr da crise.

Neste ano não será diferente. A diferença é que, agora, a disputa é bem mais divertida. Desde ontem, acontece em Chapecó o 2 Tropel do Suíno, uma das atrações do Campo Demonstrativo Alfa.

São duas corridas por dia, com três participantes em cada prova. Os suínos são colocados em uma espécie de curral com 50 metros de comprimento.

Três produtores são sorteados para conduzir os animais. Eles não podem tocar nos bichos, apenas bater palma e incentivar com a voz.

O vencedor da primeira prova foi Luiz Alberto Dal Cortivo, de Coronel Freitas. Ele considerou divertida a competição e fez uma analogia com sua atividade. Cortivo é o único suinocultor que restou na comunidade de Antinhas, depois da crise.

Ele disse que, a exemplo da corrida, o produtor precisa ser rápido e jogar de acordo com as regras para poder se manter na atividade. Uma das saídas é a especialização na atividade. Atualmente com 41 anos, começou a criar suínos com 15 anos.

Antes, ele fazia o ciclo completo, do nascimento até o abate. Devido à crise e ao alto custo dos insumos, entrou para uma parceria com agroindústria para fazer apenas a terminação. Ele recebe o leitão com 20 a 28 quilos e entrega com 110 quilos, ganhando R$ 7 a R$ 8 por cabeça. Atualmente, mantém 200 animais.