Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estoque de milho já preocupa o setor

O estoque de passagem é critico. Não atende sequer 60 dias de consumo.

Da Redação 10/09/01 – O Governo Federal estaria aumentando em 50% os recursos alocados para a próxima safra de milho.  A informação foi divulgada durante reunião da cadeia produtiva do milho, realizada na Delegacia Federal de Agricultura, de São Paulo, semana passada.

Os participantes tiveram acesso a relatório completo sobre a situação atual dos estoques. Devendo haver diminuição de área plantada (em torno de 20% a 25%, segundo alguns dos participantes), o País contará com um estoque de passagem da ordem de 2 milhões de toneladas. O consumo de 2001 deverá atingir 37 milhões, com exportações da ordem de 4,5 a 5 milhões de toneladas.

A União Brasileira de Avicultura (UBA) informa que a produção de carne de frango em 2001 deverá atingir 6,2 milhões de toneladas, com consumo, incluindo postura, de 14 milhões de toneladas de milho.

Para 2002 estima-se um crescimento de 5%. O crescimento ocorrido no primeiro semestre de  2001 foi totalmente destinado à exportação, que deverá atingir 20% do total produzido este ano.
O estoque de passagem é critico segundo a entidade. O ideal seria contar, no mínimo, com estoque para 60 dias de consumo. Isto daria segurança tanto ao setor de avicultura como suinocultura. A safrinha portanto deve ser muito estimulada.

Em algumas regiões a produção intensiva de proteína animal já encontra dificuldades. No Ceará, com a elevação das cotações no leilão de Goiás, o milho deverá chegar a R$ 18,00/saco.

As empresas de semente trabalham com uma perspectiva mais modesta de redução da área plantada, em torno de 10 a 15%, envolvendo produtores de alta tecnologia, o que acarretará queda na produtividade.