Sanidade

Estudo encontra altos níveis de AMR Salmonella em carne suína no Vietnã

Redação com informações de Food Safety News
19-Mai-2022 09:02

Pesquisadores destacaram altos níveis de Salmonella resistente a medicamentos em carne suína no Vietnã.

Os esforços foram liderados por cientistas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, na Inglaterra, que analisaram a resistência a antibióticos em cepas de Salmonella isoladas de carne suína em lojas de varejo de alimentos.

Os pesquisadores estudaram a resistência a vários medicamentos – quando uma cepa mostra resistência a diferentes antimicrobianos e procurou o gene mcr-1, que pode dar resistência de alto nível ao antibiótico colistina de último recurso.

Eles encontraram altos níveis de resistência antimicrobiana (AMR) e o surgimento de resistência à colistina, um antibiótico usado para tratar contra patógenos multirresistentes (MDR). Os resultados foram publicados na revista  Frontiers in Veterinary Sciences .

O estudo investigou a suscetibilidade a antibióticos de 69 isolados de Salmonella coletados em lojas de varejo e matadouros no Vietnã durante 2014 e 2018/19. Os isolados vieram do projeto PigRISK, realizado de 2012 a 2017, e do projeto SafePORK, de 2017 a 2022, que visa reduzir a carga de doenças transmitidas por alimentos no Vietnã.

Os cientistas analisaram matadouros e amostras de carne suína de lojas de varejo classificadas como mercados úmidos, supermercados ou “boutiques” – onde os varejistas afirmam que a carne suína é de alta qualidade, rastreável e ecologicamente correta. Esses pontos de venda normalmente visam consumidores de alta renda e foram criados em 2016 para atender às preocupações do público sobre segurança alimentar e fornecer produtos que atendam aos requisitos de segurança.

Dezessete sorotipos diferentes foram identificados, dos quais Salmonella Typhimurium foi o mais comum, seguido por Salmonella Rissen, London, Anatum e Derby.

Pelo menos metade dos isolados foram resistentes a ampicilina, tetraciclina, cloranfenicol e trimetoprima. MDR estava presente em 41 isolados de 12 sorotipos.

Colistina e descobertas de varejo de ponta

Niamh Holohan, do departamento de biologia de infecções da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, disse que a pesquisa ajuda a quantificar o problema.

“A carne suína é responsável por 70% do total de carne consumida no Vietnã, o que significa que a carne de porco contaminada representa um risco para um grande número de consumidores. A prevalência de resistência à colistina é particularmente preocupante, pois esta é realmente a última linha de defesa para tratar infecções invasivas em um ambiente clínico. É importante que tenhamos esses dados e quantifiquemos o problema com precisão, para que possamos projetar as melhores estratégias para tentar combater o desenvolvimento de mais resistência aos medicamentos”.

O governo vietnamita introduziu um plano de ação nacional para monitorar a RAM em 2017 e uma lei sobre criação de animais em 2018 com o objetivo de eliminar o uso de antimicrobianos em rações para animais até 2020.

As cepas MDR foram mais comuns em matadouros e supermercados e menores em mercados tradicionais e lojas de conveniência. A resistência à colistina foi identificada em 18 cepas com mcr-1 encontrado em sete isolados e mcr-3 em dois isolados.

Lojas boutique apresentaram altos níveis de MDR, incluindo cinco isolados com mcr-1. O estudo mostrou que a carne suína de lojas como supermercados ou butiques ainda continha Salmonella com altos níveis de AMR.

Richard Stabler, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, disse: “O governo vietnamita está trabalhando para reduzir o uso de antimicrobianos usados ??na produção de carne suína e fornecer aos consumidores melhores informações sobre como seus alimentos são produzidos. Este trabalho mostrou que essas amostras retrospectivas, mesmo de lojas de ponta, tinham níveis preocupantes de resistência aos medicamentos e é necessário mais trabalho para ver se a situação melhorou”.

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.