Estados Unidos

Estudo mostra que Moscas podem espalhar PEDv

Estudo mostra que Moscas podem espalhar PEDv

Um estudo dos EUA realizado no início deste ano confirma que algumas moscas têm a capacidade de infectar porcos com o vírus da diarreia porcina-epidémica (PEDv). Moscas capturadas em operações de suínos em meio a surtos de PEDv e Senecavírus A, tiveram resultados positivos como portadores dos vírus nos estudos de Iowa e Minnesota, respectivamente. No caso do Senecavírus A e do PEDv , as moscas transmitiram vírus vivos – o primeiro conhecido desses achados em um ambiente comercial.

O pesquisador é Grant Allison, DVM, um veterinário da Clínica Veterinária de Walcott (Iowa). Somente em sua prática, ele atualmente possui rebanhos representando cerca de 20.000 matrizes que são positivas para o PEDv. Allison sabia que estava fazendo algo quando fez uma pesquisa bibliográfica e descobriu que o tópico não havia sido explorado ou documentado como uma rota de transmissão para o PEDv.

“As moscas replicam em condições úmidas, o que poderia envolver estrume, então há uma relação íntima entre adubo, o vírus e as  moscas”, disse Allison à publicação norte-americana Farm Journal’s Pork . “A ideia de que as moscas podem ser um vetor possível foi imediatamente óbvia. Nós criamos um plano e começamos descobrindo um surto e armadilhas para ver se as moscas eram positivas”.

As moscas foram positivas para PEDv através de um teste de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). “Por si só, isso não prova que o vírus dessas moscas é vivo, significa apenas que o DNA do vírus está lá”, disse Allison. “Você realmente não pode recomendar o controle de voar para os clientes com base nessas evidências. Você tem que mostrar que uma mosca positiva pode transmitir vírus contagioso, e é aí que entra o bioensaio”.

Um bioensaio mostra a transmissão de vírus ou vírus em potencial para os porcos vivos que não têm a doença. Se eles pegassem a doença, o vírus era contagioso. Para condensar até uma resposta, o bioensaio foi positivo, então parece que as moscas podem transmitir PEDv e podem infectar porcos negativos, disse Allison.

No que diz respeito a um programa abrangente de controle, Allison disse que há basicamente duas opções, na opinião dele. “Você terá que usar algum tipo de nebulizador que vai ser usado extensivamente e rotineiramente, ou você usará um larvicida na alimentação”, disse Allison.