Fonte CEPEA

Ver cotações

Comentário

Euro Tier - por Jim Long

Por Jim Long, CEO da Gennesus Inc.

Euro Tier - por Jim Long

Em uma semana, a enorme Exposição de Pecuária e Avicultura de nível Europeu será realizada em Hannover, na Alemanha. Um evento que é realizado a cada dois anos. Nós estaremos lá na Exposição Genesus com 23 Outros Associados enquanto continuamos a crescer na Europa e na Ásia. Há 4 anos na Eurotier havia 4 de nós na Genesus Exhibit.

Lembra-nos da citação de Henry Ford: “Se todos estão progredindo juntos, o sucesso cuida de si mesmo”.

Esta semana, em homenagem ao EuroTier, pensamos em uma sinopse sobre a União Européia (UE)  indústria suína pode ser relevante.

A maioria dos dados a seguir vem de um relatório publicado em 18 de outubro de 2018 pelo Comitê para a Organização Comum dos Mercados Agrícolas, União Europeia (UE).

Depois da China, a União Europeia é o segundo maior produtor de suínos do mundo. Cerca do dobro da produção nos EUA.  Alguns UE países não têm dados disponíveis.

tabela 1

Os números de inventário indicam que a indústria tem se mantido estável nos últimos três anos, com o total de suínos e os números de reprodutores permanecendo relativamente constantes.

Um indicador de problemas de mercado é o colapso dos preços do suíno alimentador agora em 33 euros por cabeça, (US $ 38 nos EUA) 23% menor do que no ano anterior. Isso reflete mais oferta do que demanda e está colocando grande pressão financeira sobre os dois principais produtores de suínos alimentadores. Dinamarca e Holanda.

Preços dos suínos alimentados são desafiados por custos de alimentação mais altos. O preço médio de suíno na UE é de cerca de 1,45 kg (75 ? U. peso vivo por libra)

Um bom preço para a América, mas não é bom para os produtores da UE.

Quando olhamos para países individuais, vemos que a Espanha tem, de longe, o maior rebanho de matrizes do estoque total. Nos últimos dez anos, a Espanha teve um crescimento dinâmico, já que o modelo integrador que empregam tem funcionado muito bem em relação ao modelo de produção independente do Norte da Europa.

A UE exporta mais carne de porco do que qualquer outra área

tab2

Mais de um terço das exportações da EU  vão para a China. De Janeiro a Agosto foram 801.191 toneladas métricas. A China é um grande mercado para a UE e fizeram um trabalho muito melhor capturando o mercado em comparação com os Estados Unidos.

A captura do mercado foi feita apesar dos preços semanais do suíno serem significativamente mais altos.tb3

Obviamente, os preços de suínos são mais altos, mas não vendemos porcos de mercado nos mercados de exportação. Nós vendemos carne de porco. Não temos todos os dados corretos, mas esperamos que se tivéssemos os preços de atacado de cortes de carne de porco a diferença seria muito menor, devido ao fato de que as margens brutas do empacotador dos EUA têm sido historicamente altas nos últimos três anos as margens do empacotador da UE não foram tão boas. Consequentemente, os preços da carne suína entre os países seriam muito mais restritos do que os preços dos suínos.

China

Na semana passada, escrevemos sobre a Peste Suína Africana (PSA) na China, recebemos a resposta abaixo de uma pessoa estrangeira baseada na China. Nós citamos:

“A peste suína clássica, e não a peste suína africana, continua a ser o grande cão na China, juntamente com muitas pseudo-rusgas e uma atitude muito arrogante em relação à predominância do PRRS.”

“É claro que o ASFV recebe a notícia como deveria. Ninguém quer discutir muito a CSF em público ou admitir que a amada vacina contra a cepa C para o CSF ??criou um desastre. A nova vacina de subunidade para o LCR é bastante promissora. A próxima corrida para vacinar a ASF é uma nuvem escura no horizonte. ”

“Certamente a diferença de preço é enviar porcos e carne de porco pelas fronteiras provinciais porosas a noite toda.”

“Espero que a PSA possa causar algumas mudanças na biossegurança, mas a mitologia e a superstição ainda reinam e a última coisa que eles querem é limpar caminhões sujos.”