Surto

Europa reage com urgência aos casos de Peste Suína Africana

Países da Europa Ocidental reagiram com gravidade e urgência à descoberta da Peste Suína Africana em quatro javalis no sul da Bélgica. Todos eles exigem ação imediata.

Europa reage com urgência aos casos de Peste Suína Africana

Notícias preliminares falaram sobre dois javalis infectados, mas o relatório oficial para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) inclui quatro casos. No total, três animais mortos foram encontrados com o vírus e um quarto animal foi abatido.

As autoridades belgas encontraram os quatro javalis perto da aldeia de Étalle, no extremo sul do país. Esta é a zona francófona com muitas zonas rurais montanhosas, mas relativamente poucas fazendas de suínos. O local está localizado na província belga de Luxemburgo, a cerca de 20 km da fronteira com o país com o mesmo nome, o Grão-Ducado do Luxemburgo. O surto foi relatado pela Agência Federal para a Segurança da Cadeia Alimentar (FASFC). Uma Intensiva cooperação está acontecendo atualmente. Medidas estão sendo tomadas para evitar a propagação do vírus, incluindo a caça na área onde a infecção foi encontrada.

Bélgica: uma bomba-relógio para o rebanho de suínos

O sindicato dos agricultores gerais belgas (ABS) pediu uma ação imediata, aumentando a busca de javalis na área. O ABS disse que os produtores de porcos na Bélgica estão com muito medo devido à confirmação da PSA .

Em um comunicado de imprensa, o ABS disse: “A enorme importância de um bom manejo foi confirmado mais uma vez. Depois do dano econômico visível em muitos campos de milho em Flandres e Valônia, agora com a PSA, um assassino silencioso, entrou na Bélgica e esta é uma bomba-relógio para todo o inventário de suínos. ”

O ABS continua a dizer: “Para sermos capazes de lidar rapidamente com o surto de PSA entre javalis, exigimos explicitamente, e sem demora, que se mude a caça geral de javalis na Bélgica. Somente dessa maneira um surto pode ser isolado e contido na área onde aconteceu. Não há outra opção possível para o ABS. ”

O ABS também lembra a todos para cuidar e respeitar todos os procedimentos de biossegurança em fazendas e todas as empresas que lidam com essas fazendas.

França: medidas de proteção necessárias

O surto foi encontrado em uma encruzilhada na Europa, como a fronteira francesa fica a apenas 20 km de distância de onde o javali foi encontrado. O Ministério da Agricultura e Alimentação da França solicitou medidas de proteção após os relatos do surto.

O ministro da agricultura declarou que o surto na Bélgica “representa uma nova progressão da doença”. Ele continuou dizendo que isso exigiria “uma resposta adequada, considerando os consideráveis interesses econômicos em jogo para a cadeia agroalimentar francesa”.

Stéphane Travert, ministro francês da Agricultura e Alimentação, dirigiu-se imediatamente aos departamentos que fazem fronteira com a área afetada. Afirmou que algumas atividades, como a caça, deveriam ser restringidas e, em vez disso, solicitava uma vigilância reforçada do gado e da vida selvagem em quatro departamentos administrativos (condados) na fronteira com a Bélgica.

Seu plano também incluiu o fortalecimento de medidas de biossegurança para garantir que o vírus não esteja entrando em fazendas de porcos, bem como em matadouros.

Alemanha: estamos preparados para o PSA

A fronteira alemã é cerca de 65 km de onde o surto ocorreu. A Alemanha tem sido tradicionalmente um dos maiores produtores de suínos da Europa.

No site do Ministério Federal da Alimentação e Agricultura da Alemanha, a ministra Julia Klöckner disse: “A nova situação eu levo muito a sério. A PSA tem sido uma ameaça para a Alemanha e estamos preparados para uma situação de crise. Os instrumentos certos estão lá para combate-la. Em junho, apresentei uma lei que pode nos ajudar a reforçar as medidas existentes para combater um surto de PSA entre javalis. ”

Ela também enfatizou a importância da biossegurança para fazendas de suínos.

PSA: Uma situação séria para a Bélgica

Nos Países Baixos, a apenas 150 km ao norte de onde a doença foi encontrada na Bélgica, a ministra da Agricultura, Carola Schouten, disse ao jornalista agrícola Boerderij : “Esta é uma situação séria para a Bélgica. Para manter o risco de a Holanda ser o menor possível, monitoraremos a situação continuamente e veremos se todas as medidas de precaução tomadas são suficientes ”.

Ela continuou: “Os transportadores que transportam, por exemplo, porcos de países onde a PSA está sendo encontrada em fazendas, terão que ser limpos na fronteira. Além disso, estamos monitorando intensivamente a população de javalis na Holanda.”

UE: PSA é uma ameaça para a produção de suínos

De Bruxelas, a Comissão Européia respondeu: “A Comissão considera a batalha contra a PSA como uma prioridade, já que a doença é uma ameaça para a economia da União Européia, em particular para os negócios de suínos”.

Bélgica: último surto em 1985

O último surto conhecido de peste suína africana na Bélgica ocorreu em 1985, relata o FASFC. Na época, 12 fazendas foram infectadas, 185 fazendas tiveram que fechar e mais de 30.000 porcos tiveram que ser abatidos.

Não só na Bélgica a PSA é um problema. Tem sido uma ameaça séria para a produção de suínos em toda a Europa Oriental por mais de uma década e, desde o último mês, o vírus atingiu a China também. É de se temer que o vírus se espalhe, também, pela Ásia.