Alltech
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Inovação

Eurotec Nutrition é premiada por projeto pelo Programa Agro 4.0

As propostas escolhidas envolvem o uso de tecnologias 4.0, como Internet das Coisas (IoT), sensoriamento remoto e Inteligência Artificial

Redação
06-Abr-2021 13:28 - Atualizado em 06/04/2021 13:41

Em dezembro de 2020, a Eurotec Nutrition foi contemplada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) como responsável por um dos projetos selecionados pelo Programa Agro 4.0. As propostas escolhidas envolvem o uso de tecnologias 4.0, como Internet das Coisas (IoT), sensoriamento remoto e Inteligência Artificial, além de analytics, visão computacional, tecnologias de comunicação e robótica.

O Edital Agro 4.0 foi lançado em setembro de 2020 e é o resultado de parceria entre a ABDI, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Economia (ME) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Trata-se de um programa na modalidade de concurso, com o total de premiações de R$ 4,8 milhões.
A Eurotec, que receberá parte desses recursos, concorreu na categoria 3 do Edital Agro 4.0, referente à Indústria de Transformação.

Diagnóstico do problema
Ao criar o seu projeto, a Eurotec Nutrition considerou que o controle preciso e em tempo real da dosagem de aditivos, voltados para a nutrição animal e suas matérias-primas, é um desafio de décadas no setor de subprodutos. Tradicionalmente há controles que são realizados de maneira manual, sem um software automatizado de auxílio, o que acaba por exigir a intervenção humana. Desse modo, fica sujeito a erros humanos, já que seria dosagens. Isso pode resultar em dosagens em desacordo com o planejado para atender às demandas do setor de qualidade - seja por sub ou sobredimensionamento do volume aplicado - e até mesmo eventuais ausências de dosagem não identificadas pela equipe de qualidade, gerando custos logísticos exacerbados por cargas devolvidas, desperdícios financeiros e reprocesso.

Tudo isso implica em baixa segurança na dosagem, com possibilidade de desajustes não perceptíveis durante a produção, já que depende totalmente dos operadores responsáveis por essa atividade, entre outras que realizam simultaneamente.

A exemplo do que ocorre com todas as indústrias do setor de rendering, as três empresas incluídas nesse projeto (Patense, Itaúna-MG; Patense, Tanguá-MG e Adasebo, Adamantina-SP) enfrentavam os mesmo desafios. Para elas, já estava claro que a aplicação precisa e homogênea dos aditivos antioxidantes e antisalmonela asseguraria os diferenciais de alta qualidade de suas farinhas de origem animal ofertadas ao mercado.

No decorrer dos últimos anos, a Eurotec vem desenvolvendo diversas soluções tecnológicas para colaborar na automação e controle das dosagens no sistema de produção dos clientes, sendo uma das pioneiras em criar diversas soluções de tratamento e dosagem. Com o avanço da tecnologia, a empresa se vê diante de uma nova fronteira, que permitirá criar inteligência artificial dentro da indústria, viabilizando monitorar diversos parâmetros produtivos e ajustar a dosagem dos produtos, tudo em tempo real.

“Estamos falando de futuro a longo prazo? Não, com tudo o que a empresa vem fazendo nessa área de tecnologia podemos dizer que o futuro é hoje, que estamos muito avançados em ter essas soluções tecnológicas nas indústrias de nossos clientes”, ressalta o diretor-presidente da Eurotec Nutrition, Guillermo Vieira, que complementa:

“Para isso necessitávamos de um impulso adicional, que em parte veio com a ajuda da ABDI, ABRA e Indústrias Patense. Sempre foi um dos objetivos da Eurotec estar à frente do seu tempo, sendo vanguarda na criação de soluções customizadas e de alta precisão”.

Objetivo geral do projeto

O projeto da Eurotec Nutrition visa à implantação de uma inteligência artificial para o rastreamento, monitoramento e controle remoto em tudo o que se refere à aplicação de aditivos voltados para a nutrição animal em uma plataforma online. Isso significa possuir um sistema dosador com vida própria, realizando ações a fim de atender o objetivo determinado pelo cliente, além de permitir a emissão dos mais diversos tipos de relatórios como o de consumo; necessidade de manutenções preditivas e corretivas; falhas de dosagem, com uma linha do tempo até a sua resolução; alertas de falha imediatos enviados por e-mail a colaboradores cadastrados; entre outros. E tudo isso integrado em uma plataforma em que o cliente tem completo acesso, em tempo real.

O sistema Eurocontrol 4.0 tem em sua essência reduzir o tempo de resposta para a tomada de ação diante de qualquer adversidade. Dessa forma, assim que cada evento acontece, imediatamente são enviados os alertas de manutenção preditiva e corretiva. Além disso, o sistema dispõe de acompanhamento dos estoques de produto e calculadoras de volumes de dosagem para conferência das doses efetivamente aplicadas em tempo real. Há também a disponibilização de um calendário resumo, detalhando os eventos e facilitando a identificação de todos os fatos relacionados à cada ponto de aplicação de aditivos em uma fábrica.

De forma inovadora o projeto disponibiliza uma Interface de Programação de Aplicações (API) para incorporação dessas informações ao Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) do cliente. Em resumo, o objetivo é utilizar a Inteligência Artificial aplicada aos sistemas de dosagem Eurotec Nutrition, agindo de modo autônomo e realizando um link direto entre as informações disponibilizadas em tempo real aos sistemas de controle do cliente.

Descrição da solução Eurotec
Desenvolvimento e instalação de um sistema totalmente customizado, incluindo desde a estocagem até equipamentos de alta precisão para a dosificação e aferição das dosagens aplicadas, em tempo real e com possibilidade de ajustes à distância.

A integração de todos os itens é feita por um controlador que está diretamente conectado a um servidor em nuvem, permitindo aos usuários monitoramento e controle em tempo real desse sistema, com total rastreio das ações e intervenções realizadas por eles.

As informações são armazenadas na nuvem, em espaços contratados da empresa Amazon, com alto nível de segurança para a Eurotec e o cliente.

Impacto socioambiental

A redução de retrabalho, reprocessamento e custos logísticos aumentará a sustentabilidade da indústria, elevando sua eficiência no uso de recursos, resultando em redução de custos e otimização da qualidade de seus produtos.

Além disso, os produtos tratados serão mais estáveis e totalmente adequados em termos de qualidade e valor nutricional para uso em nutrição animal, o que favorece a segurança sanitária da cadeia de produção de alimentos de origem animal e otimização de custos

Uma empresa a frente do seu tempo

A Eurotec Nutrition tem como premissa que um sistema de dosagem de precisão, monitorado remotamente, com total acesso em tempo real, integrando as bases de dados dos sistemas e do controle de qualidade do cliente com a dosificação de aditivos, irá modernizar a infraestrutura de comunicação de dados e controles das empresas envolvidas no projeto, resultando em altíssima qualidade no relacionamento técnico-comercial com seus clientes, além de oferecer visibilidade da empresa no seu segmento de atuação.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade