Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação de carne suína à Rússia está paralisada

Frigoríficos aguardam a efetivação das novas cotas de importação russa para tentar renegociar a comercialização.

Redação SI 26/03/2003 – Os embarques de carne suína brasileira à Rússia estão temporariamente paralisados, segundo fontes do setor, enquanto os frigoríficos aguardam a efetivação das novas cotas de importação daquele país, que começam a vigorar em abril. A situação afeta todos os Estados, e não apenas Santa Catarina, cujas indústrias estão proibidas de exportar desde o fim de 2002 por problema sanitário.

Em fevereiro, o governo russo estabeleceu cota total de importação de carne suína de 460 mil toneladas para 2003. “Embarcamos até 15 de março volumes fechados em fevereiro. Agora os negócios estão parados”, diz Elias Zidec, diretor do frigorífico Frimesa, do Paraná.

A Aurora, que desde o embargo à Santa Catarina exportava por unidades no Rio Grande do Sul e Mato Grosso, também parou de embarcar esse mês, conforme seu presidente, José Zeferino Pedrozo.

O cenário já afeta os preços internacionais. Com o Brasil direcionando estoques para Hong Kong e Uruguai, a carne suína já recuou de 8% a 10%, em dólar, este mês, segundo fontes do setor.