Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação de suínos anima criador

A perspectiva de retomada dos embarques para a Rússia e as negociações com mercados como China, Chile, África do Sul, além da volta da Argentina, estão deixando otimistas as lideranças agroindustriais.

Redação SI 04/04/03 – A perspectiva de retomada dos embarques de carne suína para a Rússia a partir do dia 15 de abril e as negociações com mercados como China, Chile, África do Sul, além da volta da Argentina, estão deixando otimistas as lideranças agroindustriais.

O presidente da Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora) e da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, disse que a perspectiva é superar as 500 mil toneladas exportadas pela primeira vez na história. Estima-se em vender 530 mil toneladas, cerca de 10% a mais do que as 475 mil toneladas exportadas no ano passado, disse Pedrozo em entrevista coletiva.

Ele acredita que o Brasil deve abocanhar a principal fatia das cotas de 370 mil toneladas impostas pelo governo russo para compra de carne suína.

O presidente da Aurora considera que, além do baixo custo de produção que favorece a competitividade nacional, a Rússia deve ultrapassar a cota já que, no ano passado, comprou 377 mil toneladas de suínos somente no Estado de Santa Catarina.

Além disso, uma missão brasileira à Rússia está marcada para maio, com a presença do ministro de Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.