Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação para a Argentina

Acordo garante fim das restrições a carne suína e ao frango.

Da Redação 10/07/2002 –  O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, que esteve no final da semana passada na Argentina participando da chamada Reunião de Cúpula do Mercosul, disse hoje que vão ser retiradas as restrições às exportações brasileiras de carne suína, frangos e produtos têxteis para o mercado argentino, além da retomada do Convênio de Crédito Recíproco (CCR).

Outro ponto do acordo estabelece que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá fazer empréstimos aos bancos argentinos para cobrir dívidas de importadores argentinos com empresas brasileiras, desde que os valores sejam renegociados e incluídos no CCR. Para estas operações, o BNDES abrirá uma linha de financiamento de até US$ 200 milhões.

Amaral explicou ainda que a cada dólar renegociado entre o exportador brasileiro e o importador argentino, o BNDES entrará com crédito de um dólar. A instituição financeira da argentina ficará devendo ao BNDES.

Sergio Amaral confirmou que o governo argentino se comprometeu a retirar as restrições à exportação brasileira de carne suína, a rever as medidas antidumping contra as exportações de frango brasileiro e a não abrir a investigação sobre têxtil. “Foram medidas importantes que atingem o objetivo de eliminar as restrições com o comércio entre os dois países”, disse Amaral.