Fonte CEPEA

Cooperativismo

Fábrica de rações da Cocari completa 37 anos

Fábrica de rações da Cocari completa 37 anos

O próximo domingo, dia 27 de fevereiro, marca o aniversário de 37 anos da Fábrica de Rações Cocari, um dos mais completos complexos de nutrição animal do sul do Brasil, atendendo diversas linhas de produção: bovinos, aves, suínos, equinos, pets e peixes. São três fábricas independentes, que trabalham com elevadas capacidades de produção, acima de 15 ton/h. A indústria dispõe de linha com mais de 80 produtos, que atendem cooperados e clientes em todas as regiões do país, além de países da América do Sul.

Resultados – O superintende industrial da Cocari, Fernando Augusto Sepulveda, falou sobre a aproximação do aniversário e os resultados mais recentes alcançados pela unidade. “É motivo de muito orgulho e alegria comemorar este momento junto aos colaboradores, cooperados e clientes que fazem parte da história da Fábrica de Rações. Passamos por crescimento significativo nos últimos dois anos, depois de uma revisão realizada internamente, com a unificação de alguns setores e a parte de mão-de-obra toda redesenhada, trazendo segurança à produção junto aos órgãos reguladores”, comentou.

Qualidade dos produtos – Todos os produtos da fábrica são reconhecidos pela qualidade, passando por controle de produção, com análises feitas desde o recebimento da matéria-prima, e pelo crivo do laboratório interno. Da mesma forma, os fornecedores são pré-homologados com vistas a garantir o produto final.

Laboratório – Na produção, a fábrica tem um laboratório de apoio, onde são feitas análises de hora em hora e coletados e analisados os índices básicos para dar seguimento à produção e, posteriormente, o produto acabado retorne para passar pelas análises necessárias para garantir a qualidade do produto. “É um grande diferencial manter um laboratório qualificado que inclusive presta serviços para outras empresas, fazendo da fábrica uma referência muito procurada para estabelecer parcerias”, destacou Sepulveda.

Mercados – Trabalhando de modo próximo aos cooperados, a indústria atende sistemas de integração e outros clientes parceiros. “Temos áreas de desenvolvimento que atuam diretamente no acompanhamento técnico das rações e seu desempenho, acompanhando os resultados obtidos a campo, principalmente nos setores de bovinocultura e piscicultura. Esse monitoramento se tornou um diferencial de mercado”, salienta.

Atividades – Atualmente, a Fábrica de Rações tem atividades nos estados do Mato Grosso e Rio Grande do Sul e realiza atendimento de outras cooperativas a partir de intercooperação. A fábrica também estabeleceu grandes parcerias na região oeste do Paraná, destaque expressivo no mercado de peixes, onde clientes fazem o processo de abate e toda a ração utilizada é fornecida pela Cocari desde a entrada no tanque, no começo do ciclo, até o final, na etapa de engorda. No segmento pet, a cooperativa vem desenvolvendo alguns projetos voltados ao atendimento de mercados de exportação e terceirizados.

Equipe profissional – Oferecendo amplo portfólio, uma área técnica bastante consolidada e mais de 60 colaboradores diretos, nas áreas operacional, comercial, administrativa e técnica, a fábrica incorporou a seu quadro funcional profissionais que trabalham junto aos órgãos regulatórios, principalmente o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Consolidada – “A fábrica está bastante consolidada quanto à mão-de-obra. Trabalhamos com um sistema de polivalência, no qual os profissionais podem atuar em diferentes atividades, em alinhamento com o plano de trabalho dos colaboradores”, destacou o superintendente da Cocari.

Boas perspectivas – Segundo o superintendente industrial, as expectativas da fábrica são de crescimento, não apenas quanto ao número de clientes, mas também na área de integração, com o projeto de Fomento à Piscicultura da própria cooperativa, que incentiva e acompanha a engorda de tilápias, que serão abatidas na Unidade de Beneficiamento de Pescados de Alvorada do Sul-PR, adquirida pela Cocari em 2021 em regime de concessão por 30 anos. “Sabemos que o Projeto de Fomento à Piscicultura trará resultados significativos para a indústria no abastecimento de novos participantes integrados. Também temos perspectiva de geração de empregos e abertura de novas linhas de produtos, com estudos no segmento de bovinos, para ampliar os materiais presentes no portfólio da fábrica, a exemplo do que foi feito com alguns produtos específicos para a lactação e ovinos, uma demanda que recebemos do Departamento Veterinário da Cocari – Devet, para atender os produtores de nossas áreas de atuação”, informou Sepulveda. (Imprensa Cocari)