Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Faça seu tender neste Natal

<p>O curso Produção de Carnes Embutidas e Defumadas, oferecido pela Faculdade Cantareira aborda as técnicas de produção de forma simples, apresentando, os segredos da produção de embutidos e defumados de altíssima qualidade.</p>

Redação (03/10/06)- A produção de embutidos e defumados é uma excelente alternativa de renda para aqueles que pretendem montar uma pequena fábrica de processamento de alimentos, pois estes produtos apresentam grande aceitação pelos consumidores de todo o território nacional. Os produtos defumados e embutidos são de presença constante na mesa do brasileiro e se apresentam como parte do paladar e da gastronomia mundiais.

Esta prática de processamento é vantajosa pela capacidade de agradar a diversos paladares, do mais simples ao mais refinado, o que garante um lugar certo e seguro junto ao mercado consumidor. Aliado a esta demanda de consumo o processo de defumação apresenta, ainda, como vantagem, a redução da atividade de microrganismos sobre o alimento, através da ação de componentes presentes na fumaça e também, devido ao processo de desidratação, o que amplia seu período de conservação.

O curso de Produção de Embutidos e Defumados oferecido pela FIC, objetiva, a através de um conteúdo completo e abrangente, oferecer o acesso a práticas de processamento que podem ser iniciadas a partir de um pequeno investimento em equipamentos e benfeitorias, permitindo iniciar a fabricação de embutidos e defumados caseiros com excelente padrão de qualidade.

Este curso foi concebido visando atender aqueles que estão iniciando esta atividade ou pretende montar uma pequena ou média empresa, ou mesmo uma indústria caseira e, também, para quem já trabalha na área e deseja melhorar suas técnicas, buscando melhores resultados e lucros em seu empreendimento.

PROGRAMA DO CURSO

* Tipos de carnes que podem ser utilizadas;
Suína.
Bovina.
Aves.
Pescado

* Equipamentos e utensílios utilizados na confecção dos produtos;
Picador de carne;
Misturador;
Embutidor;
Caixa plástica;
Facas;
Tábuas e mesas para carne;
Seringa metálica;
Fôrma para presuntos

*Formulações:
Lingüiça Mista
Lingüiça Calabresa
Lingüiça Toscana
Lingüiça Portuguesa
Lingüiça de Frango
Lingüiça Cuiabana
Lingüiças Defumadas
Salame
Paio
Presunto
Lombinho
Costela
Bacon
Copa
Frango Desossado
Frango Defumado
Codeguim
Salsicha
Nuggts
Hamburguer
Marinados
Kibes
Kafta
Patê
Alheiras
Almôndegas

* Temas abordados:
Higiene necessária na confecção;
Condimentos utilizados;
Aditivos e Processo de Cura;
Construção do Defumador e processo de Defumação;
Tripas e outros envoltórios Naturais Artificiais;
Métodos de fabricação de embutidos;

* Aditivos utilizados:
Sal
Açúcar
Nitrito e nitrato de sódio
Emulsificador e estabilizantes
Anti-oxidantes

Maiores informações na CCL, pelo telefone: 6090-5900 ramal 39 ou nos endereços eletrônicos: [email protected] ou [email protected]