Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Normativa

Faep reúne membros da cadeia de suínos para debater nova norma sobre bem-estar animal

Mapa está com consulta pública aberta para portaria que vai definir regras que precisarão ser seguidas por todos os envolvidos na cadeia.

Faep reúne membros da cadeia de suínos para debater nova norma sobre bem-estar animal

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está com uma consulta pública aberta para que os setores da sociedade interessados enviem sugestões ao texto da Portaria 195 de 4 de julho de 2018. O documento, publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) no dia 10 de julho, pretende estabelecer as boas práticas de manejo nas granjas de suínos de criação comercial. Com base nisso, a FAEP organizou um encontro entre representantes de produtores, cooperativas, indústrias, poder público e universidades nesta sexta-feira (10), na sede da Federação, em Curitiba. Na pauta está o debate para elaboração de críticas e sugestões ao texto, que quando passar a valer deve promover a necessidade de algumas adequações por parte dos elos da cadeia produtiva.

A médica veterinária Nicolle Wilsek, do Departamento Técnico Econômico do Sistema FAEP/SENAR-PR, enfatizou na abertura do evento a importância de toda a cadeia se unir para participar da elaboração de sugestões de mudanças na portaria. “Estamos aqui para balizar o debate e contribuirmos com o que for necessário, porque a partir do momento que se bater o martelo e se tornar uma Lei, vamos ter que cumprir. É necessário analisar todos os pontos que temos que questionar, revogar, entender o porquê de atender ou não atender e sair daqui com um documento a ser enviado ao ministério com todas essas nossas argumentações”, apontou.

Cleandro Pazinato Dias, médico veterinário e membro do grupo de trabalho em bem-estar animal da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), também participa do encontro. O especialista alerta que o Brasil é visto pelo mundo como um gigante da área e diz que há um interesse comercial global no estabelecimento da portaria. “Hoje, o setor de suinocultura tem uma vulnerabilidade no mercado externo na hora das negociações e no mercado interno por não haver uma legislação robusta. Qualquer cidadão pode questionar práticas comuns na cadeia produtiva e um juiz [sem um conhecimento aprofundado do setor] entender que essas práticas se configuram como maus tratos. Quando se tem uma legislação, quem está cumprindo, não tem o que temer”, explica.

O presidente da Comissão de Suinocultura da FAEP, Reni Gerardi, comenta que os suinocultores do Paraná estão em um nível elevado de qualidade e que têm plenas condições de fazer as adequações que porventura venham a ser necessárias para atender novas normas. “Em uma avaliação pelo lado do produtor, hoje existe uma consciência totalmente modificada, a FAEP tem atuado com isso há anos para modernizar a mentalidade dos produtores do Estado. Temos que reconhecer e dar essa confiabilidade ao trabalho realizado. O produtor está imbuído de proteger, de fazer a coisa bem feita, ele sabe que se não fizer dessa forma está condenado a sair do mercado”, conta.