Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

FAESC participa de reunião da Foniagro sobre aves e suínos

Os representantes debateram a metodologia do valor de referência para os contratos de integração entre agroindústria e os produtores

FAESC participa de reunião da Foniagro sobre aves e suínos

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e o vice-presidente de finanças da CNA José Zeferino Pedrozo participaram na semana passada de reunião do Fórum Nacional de Integração Agroindustrial de Aves e Suínos (Foniagro) com o presidente da CNA, João Martins, na sede da CNA, em Brasília. 

Durante a reunião, os representantes debateram a metodologia do valor de referência para os contratos de integração entre agroindústria e os produtores de aves e suínos. A base de cálculo para a remuneração desses produtores está sendo elaborada por um Grupo Técnico criado pelo Fórum.

Pedrozo salientou que o tema é de fundamental importância para Santa Catarina uma vez que o Estado está entre os maiores produtores de aves e de suínos do País. “A integração é a realidade da maioria dos avicultores e suinocultores catarinenses. Precisamos debater o assunto e unir forças em favor de ambas as cadeias produtivas”.

Outros assuntos discutidos no encontro foram a situação do Brasil no mercado de aves e suínos no exterior e a atuação das CADECs.

Criado pela Lei da Integração (13.288/2016), o Foniagro é responsável por definir diretrizes que garantam equilíbrio entre a agroindústria, os avicultores e suinocultores integrados garantindo segurança jurídica entre todos os elos da cadeia produtiva. A CNA e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) aprovaram e assinaram o regimento interno do Fórum.