Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Faesc quer erradicar doença de Aujeszky em SC

Um programa de erradicação está sendo lançado pela Federação, com o apoio das agroindústrias e entidades representantes dos produtores.

Redação SI 29/06/2001 09:22 – A Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), estimulará produtores a aderirem ao programa de controle e erradicação da doença de Aujeszky no rebanho suíno catarinense. As agroindústrias custearão os reagentes para sorologia. Participarão da força-tarefa a Embrapa, Sindicarne, Cidasc e Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).

De acordo com o presidente da Faesc, José Zeferino Pedroso, a proposta estabelece um período de quatro anos de atividades que incluem identificação das propriedades com infecção e eliminação de animais doentes.

Aujeszky – Doença infecciosa provocada por vírus, a Aujeszky tem como espécies suscetíveis todos os mamíferos domésticos e alguns selvagens (porco do mato e e javali entre outros). O suíno é o único reservatório do vírus. A doença está incluída na lista B da Organização Internacional de Epizootias (OIE), sendo sua ocorrência, de comunicação obrigatória. Santa Catarina apresenta a doença de forma endêmica no Oeste.