Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Falta vacina contra aftosa em SP

Produtores não estão encontrando a vacina para completar a imunização dos 13 milhões de bovinos do Estado.

Redação SI 22/05/2002 – O pecuarista Luiz Carlos Viana ainda não imunizou o gado. “Eu procurei a vacina em uma agropecuária e, para minha surpresa, estava em falta no mercado. Fui a outra agropecuária e também não encontrei o medicamento”, contou.

A exemplo de Luiz Carlos, a maioria dos pecuaristas da região de Presidente Prudente, que concentra o maior rebanho do Estado de São Paulo, ainda não vacinou o gado. Falta vacina nas lojas e nas cooperativas. Em uma loja da região a geladeira está praticamente vazia desde a semana passada. No lugar só há doses para outras doenças. O comerciante diz que os laboratórios estão entregando os pedidos pela metade.

O agrônomo Fábio Ogassawara busca vacinas para os assentados do Pontal do Paranapanema, mas não conseguiu fazer a compra. “Procurei a vacina em três lojas. Está sendo difícil encontrar. Eu pretendo voltar para adquirir a vacina”, disse.

“Hoje em São Paulo há 13 milhões de bovinos. Nós temos 11 milhões de vacinas e um estoque no revendedor. O proprietário ainda não comprou mais de quatro milhões de doses de vacina. Portanto está mantido o prazo de vacinação para o Estado de São Paulo. Agora, se tiver o menor problema isso será gerenciado pelo diretor da regional, que informará com antecedência se houve disponibilidade da vacina. Nenhum proprietário será punido se ele não encontrar a vacina para comprar”, decretou o coordenador de Defesa Agropecuária de São Paulo, Julio César Pompei.

O coordenador disse também que o criador que não encontrar vacina deve procurar o escritório de agropecuária de sua região para fazer queixa. Há registros de falta de vacinas também nos Estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.