Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustantabilidade

Fazenda utiliza sistema biodigestor para direcionar dejetos de suínos para produção de laranjas

Fazenda Santa Ignácio de Loyola, em Brotas, é exemplo de sustentabilidade com a união entre a suinocultura e a produção agrícola.

Fazenda utiliza sistema biodigestor para direcionar dejetos de suínos para produção de laranjas

Fazenda em Brotas utiliza sistema biodigestor para direcionar dejetos de suínos para produção de laranjas Um exemplo de sustentabilidade com a união entre a suinocultura e a produção agrícola. Esse é o trabalho desenvolvido pela Fazenda Santa Ignácio de Loyola, localizada em Brotas, que utiliza sistema biodigestor para tratar os dejetos dos porcos para utilizar na produção de citros e gerar energia para diminuir o custo da produção. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, visitou a fazenda, na última sexta-feira (17/03), para conhecer o trabalho.

A empresa conta desde 2003 com cinco biodigestores feitos com tecnologia canadense. No início, a Fazenda utilizava a energia gerada do gás metano para emissão de crédito de carbono comercializado em Bolsa de Valores na Europa e na Ásia durante 10 anos. Com o fim do contrato, a Fazenda herdou o sistema e passou a gerar energia elétrica e reduziu em 30% o custo de produção.

Além disso, a tecnologia implantada purifica os restos de alimentos e dejetos dos animais e trata as águas, reutilizando-as nos pomares, evitando a contaminação do solo, lençóis freáticos e afluentes, além de reduzir a emissão de gases nocivos à atmosfera.

A ideia começou quando a família Cunha resolveu procurar uma terra de baixo custo e com solo arenoso para plantar jojoba para uso de cosméticos e encontraram em Brotas as condições ideais. “Porém, a cultura não se desenvolveu bem na região, e meu pai, Álvaro da Silva Cunha, resolveu montar uma fazenda sustentável, com base em experiências utilizadas em suas terras em Portugal, onde a criação de suínos auxiliasse na implantação de um pomar”, explicou o proprietário da fazenda, Carlos Alberto Cunha.

O resultado foi o desenvolvimento de um projeto que dividiu as terras em duas metades para a produção de laranja, com os galpões de suínos ao centro e utilizando a água e dejetos dos animais na adubação da lavoura.  “A Suinocultura e a citricultura têm pesos iguais na fazenda, e uma complementa a hora”, afirmou Cunha.

O secretário Arnaldo Jardim ressaltou a importância da tecnologia para a preservação do meio ambiente reforçou o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com a sustentabilidade e manutenção das funções e componentes do ecossistema. “Tenho convicção de que devemos ter uma visão integrada com o cuidado ambiental no agronegócio. Precisamos ter a capacidade de converter desafios em oportunidades. O governador Geraldo Alckmin sempre nos orienta a buscar novas possibilidades para conjugar a produção agropecuária e a sustentabilidade ambiental, utilização de fontes renováveis, e o biodigestor casa perfeitamente com esse processo”, afirmou.

São 1.750 hectares de pomar com 500 mil árvores, que na safra 2016/2017 produziram 900 mil caixas de 40,1 quilos de laranja.  Na pecuária suína, são duas mil matrizes e 16 machos que produziram 56 mil animais comercializados para frigoríficos do Estado.

Para o técnico agrícola e funcionário da Fazenda Agnaldo Aparecido Ribeiro, o sistema biodigestor foi fundamental para aumentar a produtividade dos pomares e cuidar do meio ambiente. “É um complemento na fertilização da nossa produção de laranja, pois o biodigestor elimina de forma correta e sustentável os dejetos, utilizando como adubo natural na produção de laranja”, comentou.

Inovação e preocupação com o meio ambiente é a mentalidade da Fazenda, comentou o proprietário, que há mais de 30 anos busca meios sustentáveis de aumentar a produtividade, reduzir custos e gerar emprego há mais de 350 famílias. O resultado foi a conquista do Selo de Qualidade “Produto de São Paulo”, certificado pela Secretaria de Agricultura, assegurando que a fazenda atende aos padrões de qualidade para a carne suína no Estado de São Paulo.