AveSui2021

Feira Segura reúne produtores e consumidores em Brasília

Em sistema drive thru, era possível comprar sem sair do carro mais de 350 tipos de produtos, como carnes

Redação, com informações da CNA
29-Jun-2020 10:17

Realizada pelo Sistema CNA/Senar no estacionamento do Parque da Cidade, em Brasília, a Feira Segura no sistema drive thru reuniu produtores e consumidores, no sábado (27) pela manhã, que puderam escolher e comprar sem sair do carro mais de 350 tipos de produtos entre hortifrútis, verduras, queijos, carnes, doces e flores.

Com apoio do Sistema Fape/Senar-DF e da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, a iniciativa ajudou os produtores rurais que enfrentam dificuldades na comercialização de seus produtos devido à pandemia e os consumidores que conseguiram comprar produtos com segurança.

A ação totalmente adaptada às orientações de segurança dos órgãos de saúde para evitar o contágio por coronavírus superou todas as expectativas na avaliação do coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira.

“Tivemos o engajamento dos produtores e dos consumidores, que se sentiram seguros e ficaram entusiasmados com a quantidade de opções direto do campo. O principal objetivo dessa iniciativa é garantir os canais de comercialização aos produtores rurais com as medidas de segurança para que as feiras possam voltar a acontecer”, afirmou.

A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, esteve no local para conhecer de perto a iniciativa e ouvir a impressão dos produtores sobre esse novo modelo de feira desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar. “Os produtores rurais ficaram felizes e esperançosos. Parabenizo os produtores e todos os envolvidos por encontrar essa solução para que as pessoas possam comprar de maneira segura e levar para suas casas os produtos do campo”.

Feirante há mais de 30 anos, Carlos Alberto Carvalho, que é produtor café, laranja, limão, batata doce, mandioca, abóbora e ovo caipira, ficou satisfeito com o resultado e com a experiência de comercializar seus produtos de um jeito totalmente diferente do que sempre fez.

AveSui2021_dentro

“A feira foi um sucesso. Vendemos praticamente todos os produtos que trouxemos da chácara. Agradeço por terem nos dado essa oportunidade e espero que venham outras edições. Eu adorei ter participado dessa experiência”.

A Feira Segura foi a primeira feira que o produtor de hortaliças orgânicas, Pedro Sena, participou desde o início da pandemia. Com o fechamento das feiras, estava fazendo apenas entregas. “A experiência foi bastante interessante e acredito que exista um potencial muito grande para que aconteçam outras edições da feira nesse modelo”.

No sistema drive thru, os consumidores paravam em estações: na primeira faziam o pedido, na segunda realizavam o pagamento e na terceira recebiam os produtos higienizados e embalados.

A empresária Priscila Soares Farias aproveitou a oportunidade para comprar mexerica, laranja, banana, queijo, mel, uva e abóbora. “Eu achei o ambiente bem seguro e a feira bastante prática porque até o pagamento pudemos fazer por meio de aplicativo para não ter contato com outra pessoa. Como o próprio nome diz, eu achei bem seguro”.