Guia Gessulli
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Sanidade

Filipinas: Peste suína atinge 19 vilas e cidades em E. Visayas

Autoridades correram para conter a doença animal em quatro das seis províncias da região

Redação com informações de Philippine News Agency
04-Mai-2021 08:50

A peste suína africana (PSA) ainda acompanha 19 vilas e cidades no leste de Visayas enquanto as autoridades correram para conter a doença animal em quatro das seis províncias da região, informou o Departamento de Agricultura (DA) na terça-feira.

O vírus PSA está agora presente em Abuyog, Javier, La Paz, Dulag, MacArthur, Tanauan, Palo, Pastrana, Burauen, Tacloban City, Jaro, Mayorga, Carigara, Tolosa, Tabontabon e Dagami em Leyte; Lope de Vega, Northern Samar; Silago, Southern Leyte; e Calbayog City, Samar.

“A infecção de PSA agora está controlada especialmente em três províncias fora de Leyte. Os casos foram registrados em apenas uma aldeia em Northern Samar e Southern Leyte e duas aldeias em Samar. Tem havido um esforço de informação muito intenso feito pelos governos provinciais. Eles controlaram a disseminação por meio de um controle estrito de fronteira ”, disse o diretor-executivo regional do DA Eastern Visayas, Angel Enriquez, em uma coletiva de imprensa.

A experiência em Leyte ensinou lições às unidades do governo local em outras províncias de Visayas Oriental, disse Enriquez.

Em 30 de abril, pelo menos 11.079 suínos infectados foram abatidos com cerca de PHP7,6 milhões de fundos de indenização pagos aos fazendeiros afetados.

O DA ainda está processando pedidos adicionais para fundos de indenização de PHP 5 milhões para criadores de suínos. 

Leyte é a primeira província de Visayas que registrou infecção confirmada de PSA.

O primeiro caso foi registrado em 14 de janeiro na cidade de Abuyog. Já afetou várias áreas da província, incluindo a cidade de Tacloban, a capital regional.

A investigação inicial mostrou que o vírus PSA pode ter sido transmitido para fazendas locais em Leyte através de javalis infectados sendo usados ??para acasalamento natural e por comerciantes de suínos que podem ter alimentado seus estoques com produtos alimentícios contaminados.

Os suínos afetados pela PSA geralmente manifestam febre alta, áreas avermelhadas distintas na pele do pescoço, tórax e extremidades e sangramento de órgãos internos que podem levar à morte em dois a 10 dias. (PNA)

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade