Agroceres Multimix SI
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
PSA

França e China fazem acordo para que comércio da carne suína não pare, mesmo com surto de PSA

A proibição geral do comércio de carne pela China e outros países importadores têm interrompido regularmente as exportações de zonas de exportação de carne na Europa e nas Américas

Redação com informações de UOL e Reuters
14-Dez-2021 08:49

A França assinou nesta segunda-feira um acordo com o principal cliente de exportação, a China, para garantir que o comércio de carne suína continue, mesmo que ocorra um surto de peste suína africana, potencialmente fornecendo um plano para países europeus ameaçados pela doença suína.

A proibição geral do comércio de carne pela China e outros países importadores devido a surtos de PSA e outras doenças, como a gripe aviária, têm interrompido regularmente as exportações de zonas de exportação de carne na Europa e nas Américas.

A China é o maior mercado de exportação de carne suína da França e da União Europeia, com a demanda chinesa crescendo nos últimos dois anos diante da devastação do rebanho doméstico pela PSA.

A PSA, mortal para porcos, mas inofensiva para humanos, não está presente na França, mas se espalhou pela Europa e casos em javalis foram encontrados na Bélgica, perto da fronteira francesa, três anos atrás.

O acordo de segunda-feira, que entra em vigor imediatamente, significa que a China permitirá as exportações de carne suína de regiões não afetadas da França, se a doença ocorrer em outras partes do país, disseram os ministérios da economia e da agricultura franceses em um comunicado.

“Este acordo é o primeiro deste tipo a ser assinado pela China em favor de um país da União Europeia. É, portanto, um modelo e anuncia futuros acordos com outros setores e países”, disse o ministro da Agricultura da França, Julien Denormandie.

O Ministério das Finanças da China disse em um comunicado separado que saudou “a entrada em vigor do acordo de gestão regional para a peste suína africana”.

Assuntos do Momento

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade