PSA

França e China fazem acordo para que comércio da carne suína não pare, mesmo com surto de PSA

A proibição geral do comércio de carne pela China e outros países importadores têm interrompido regularmente as exportações de zonas de exportação de carne na Europa e nas Américas

Redação com informações de UOL e Reuters
14-Dez-2021 08:49

A França assinou nesta segunda-feira um acordo com o principal cliente de exportação, a China, para garantir que o comércio de carne suína continue, mesmo que ocorra um surto de peste suína africana, potencialmente fornecendo um plano para países europeus ameaçados pela doença suína.

A proibição geral do comércio de carne pela China e outros países importadores devido a surtos de PSA e outras doenças, como a gripe aviária, têm interrompido regularmente as exportações de zonas de exportação de carne na Europa e nas Américas.

A China é o maior mercado de exportação de carne suína da França e da União Europeia, com a demanda chinesa crescendo nos últimos dois anos diante da devastação do rebanho doméstico pela PSA.

A PSA, mortal para porcos, mas inofensiva para humanos, não está presente na França, mas se espalhou pela Europa e casos em javalis foram encontrados na Bélgica, perto da fronteira francesa, três anos atrás.

O acordo de segunda-feira, que entra em vigor imediatamente, significa que a China permitirá as exportações de carne suína de regiões não afetadas da França, se a doença ocorrer em outras partes do país, disseram os ministérios da economia e da agricultura franceses em um comunicado.

“Este acordo é o primeiro deste tipo a ser assinado pela China em favor de um país da União Europeia. É, portanto, um modelo e anuncia futuros acordos com outros setores e países”, disse o ministro da Agricultura da França, Julien Denormandie.

O Ministério das Finanças da China disse em um comunicado separado que saudou “a entrada em vigor do acordo de gestão regional para a peste suína africana”.

Colheita de soja na Argentina alcança 64,9% da área apta; de milho atinge 25,8%
13 de Maio de 2022

Colheita de soja na Argentina alcança 64,9% da área apta; de milho atinge 25,8%

O rendimento médio nacional está em 3.010 quilos por hectare, e a estimativa de produção foi mantida em 42 milhões de toneladas.

Com a chegada da frente fria, valor do milho sobe e deixa produtores em alerta no Brasil
16 de Maio de 2022
Insumos

Os valores do milho voltaram a subir na semana passada, interrompendo, portanto, o movimento de queda diária consecutiva que vinha sendo verificado desde o encerramento de abril

Estimativa da Anec para exportação de soja em maio aumenta para 11,4 mi de toneladas e de milho para 1,2 mi de toneladas
18 de Maio de 2022
Insumos

A previsão é de que sejam enviados 11,483 milhões de toneladas de soja em grãos, ante as 10,615 milhões de toneladas projetadas na semana passada.

Exportação da soja paraense cresce 124%; alimentação de suínos na China é principal destino
17 de Maio de 2022
Exportações

Percentual de crescimento é um comparativo do período de janeiro abril de 2022 ao mesmo quadrimestre do ano passado