AveSui2021

Frigo King cresce 26% em ano de crise

Expectativa para 2021 é registrar crescimento de 30%. Empresa investiu continuamente desde 2014 e atravessou os quatro anos das duas crises lançando produtos e otimizando operações.

Assessoria de Impresa
18-Jan-2021 09:04

A Frigo King, empresa que fabrica equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas, registrou em 2020 crescimento em seu faturamento da ordem de 26%. Em 12 meses as vendas da empresa foram de R$ 28 milhões, ante R$ 22,3 milhões em 2019.

“O resultado é fruto de nossa visão estratégica onde entendemos que só com um programa contínuo de investimento em desenvolvimento de produtos poderíamos nos manter competitivos”, afirma Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor da Frigo King.

Durante as duas crises a empresa alterou seu mix de equipamentos oferecendo ao mercado máquinas mais completas, com mais funcionalidades e maior valor agregado. “Essa modificação foi bem aceita pelos clientes”, lembra o executivo. O resultado foi o aumento no faturamento mesmo com redução no volume de equipamentos vendidos. Em 2020, a Frigo King entregou 1.055 máquinas ante 1.101 equipamentos no ano anterior, o que representa retração de 4%.

Segundo semestre aquecido. Marcos lembra que após a paralisia no mercado motivada pela pandemia, ocorrida no primeiro semestre de 2020, as vendas reagiram com força. “Enfrentamos falta de crédito e de matérias-primas mas no segundo semestre de 2020 a situação mudou”, lembra e completa: “o crescimento da Frigo King foi uniforme”.

Assim, o ano de 2020 foi finalizado em ritmo muito forte de operações, segundo Marcos. Com a chegada das vacinas a pandemia, como fator que atrapalha o andamento da economia, deverá diminuir e com isso o executivo acredita que 2021 deverá ser um ano de mercado aquecido. “Esperamos crescer 30% em faturamento”, prevê.

Este ano também marca o primeiro em que as novas instalações fabris da Frigo King trabalharão a plena carga. Isso porque em 2019 a companhia completou a mudança em suas linhas de produção, preparada para produzir mais no ano seguinte. Mas a paralisia nos negócios, causada pela pandemia, adiou os planos da empresa para 2021.

Ação durante a crise

Os planos de ação estratégica da empresa começaram a ser implementados em 2014. Na ocasião a Frigo King iniciou o desenvolvimento do Power Mobil, gerador para contêiner frigorífico, que estreou no mercado em 2019.

O primeiro lote de vendas teve seis peças, passando para 30 máquinas em 2020 e com venda já acertada de 60 equipamentos em 2021. As linhas Apolo e Titan, bastante conhecidas no mercado, foram desenvolvidas em 2016, durante a crise. “Em momento algum diminuímos o ritmo”, lembra Marcos.

Exportação

As vendas ao exterior cresceram em 2020. A Frigo King faturou US$ 1,7 milhão no ano passado contra US$ 1,5 milhão em 2019. “A taxa de câmbio ajudou mas a empresa conquistou novos mercados também como Bahrein e República Dominicana”, explica Marcos.

Atualmente a Frigo King exporta para 23 países. São eles: Estados Unidos Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Quatar, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Panamá, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Guatemala, México, Canadá, Jamaica, Índia e República Dominicana.

Parceria

A Frigo King também ampliou sua atuação no transporte de medicamentos, ação bastante oportuna em face da crise atual. A empresa assinou acordo de distribuição exclusiva no Brasil da linha Pharma Express.

O produto é fabricado pela Denso na unidade Sistemas Térmicos da Itália, braço produtor de sistemas de refrigeração automotivos do Grupo Denso, que tem matriz para América do Sul em Santa Bárbara d'Oeste (SP) e global no Japão.  A linha Pharma Express é um sistema de refrigeração de cargas desenvolvido para ser utilizado em veículos de pequeno porte.

Treinamento

A Frigo King desenvolveu o programa de treinamento on line focado em atualizar e melhorar a capacidade de venda das equipes comerciais dos fabricantes de baús de carga. O curso inclui módulos que permitem aos vendedores aprimorarem sua análise da necessidade dos clientes. “Esse processo inicial é fundamental para a escolha do equipamento correto”, diz o executivo.

O programa teve início na segunda quinzena de novembro e já foi feito por 180 profissionais, incluindo as equipes que atuam no exterior para a marca. A escolha correta do equipamento evita desperdício de dinheiro por parte do cliente. “Além de preservar a carga contra eventuais danos ou perdas que podem ser provocados pela utilização do equipamento inadequado para a operação”, diz Marcos.

Além disso, a Frigo King ampliou seu atendimento de assistência técnica à distância. A empresa disponibiliza vídeos que ajudam os clientes e técnicos a realizar trocas de componentes, ajustes na operação dos equipamentos e manutenção em geral. Atualmente, existem 20 mil equipamentos da empresa em operação no Brasil.

O início do período de isolamento social, ação necessária para conter a pandemia da Covid-19, não pegou a área de assistência técnica da Frigo King desprevenida. Isso porque a companhia tem capacidade de fornecer suporte à assistência técnica à distância por telefone direto da fábrica e com cobertura 24 horas.

Sobre a Frigo King

A Frigo King iniciou suas operações em 2005 e está instalada na cidade de Guaramirim (SC). A empresa é sinônimo de confiança, durabilidade e inovação no transporte em baixas temperaturas de cargas perecíveis e sensíveis. A empresa exporta para mais de 21 países e no Brasil oferece completa infraestrutura técnica e suporte de equipes de engenharia multidisciplinares extremamente qualificadas para garantir o atendimento ágil e de qualidade. No total a Frigo King dispõe de 170 pontos de assistência técnica.

AveSui2021_dentro

A Frigo King oferece ao mercado 14 modelos de equipamentos de refrigeração divididos nas linhas Titan, Apollo, Flex e SA1. Isso garante versatilidade operacional e capacidade em atender qualquer tipo de transporte em baixa temperatura no Brasil.

Conheça a trajetória de Deborah de Geus, finalista na categoria Mulheres Cooperadas
05 de Março de 2021
Prêmio Quem é Quem

Formada em Medicina Veterinária, possui forte participação em entidades de classe e comitês internos da cooperativa Frísia, colaborando com a melhoria da produção de outros associados